Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

Nova Mutum amplia debate para construção do plano de saneamento básico

04.05.2016
08:17
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Gerente de Planejamento, Desenvolvimento e Assuntos Estratégico da Prefeitura, Mauro Manjabosco

A Prefeitura de Nova Mutum está ampliando os debates para construção do Plano Municipal de Saneamento Básico, que visa definir diretrizes para os serviços públicos do setor no município.

 

O plano começou a ser elaborado em 2013 pela equipe de Planejamento da Prefeitura e desde o ano passado passou a ser feito pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Universidade Federal de Mato Gross (UFMT).

 

Conforme o Gerente de Planejamento, Desenvolvimento e Assuntos Estratégico da Prefeitura, Mauro Manjabosco estão sendo definidas estratégias e ações que compõem o trabalho. “São quatro eixos temáticos em que estamos focados; águas pluvias, resíduos sólidos, esgoto e água”, aponta o Gestor, destacando também o avanço do trabalho. “A equipe do município confeccionou 85% do plano. Agora estamos em uma fase mais técnica, em que o plano precisa ser adaptado à legislação. Como esse é um segmento em que as leis sofrem bastante modificações a equipe da Funasa e da UFMT tem a tarefa de estar adequando as propostas conforme a legislação em vigor”, ressalta.

 

Seguindo as diretrizes de construção do Plano no último dia 19 de abril foi realizada na Câmara de Vereadores uma Audiência Pública envolvendo profissionais de várias áreas além de representantes de entidades para debaterem as propostas. Na ocasião, técnicos do Consórcio Intermunicipal de Meio Ambiente apresentaram a evolução do plano.

 

Eixos temáticos

Abastecimento de Água potável; Captação de água, tratamento, reservatórios e distribuição Esgoto Sanitário; Coleta, Transporte, Tratamento de disposição final adequados dos esgotos sanitários, desde as ligações prediais até seu lançamento final no meio ambiente.

 

Manejo de Resíduos Sólidos; Compreende as instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo doméstico e do lixo originário da varreção e limpeza de logradouros e vias públicas.

 

Drenagem Urbana e Manejo das Águas Pluvias;** Constituem as instalações operacionais de drenagem urbana de águas pluviais, de transporte, retenção ou detenção, para o amortecimento de vazões de cheias, atamento e disposição das águas pluviais drenadas nas áreas urbanas.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO