Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

O ponto de mutação do Brasil

25.05.2015
08:23
FONTE: Auremácio Carvalho

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Fritjof Capra, o celebrado autor de " O Tao da Física, Ponto de Mutação" discute alguns conceitos ou premissas que, acreditamos, se encaixam plenamente no Brasil atual, com toda a nossa confusão política que ora atravessamos- Petrolão, governo compartilhado num falso parlamentarismo de Dilma-Presidente e Michel Temer- Primeiro Ministro; derrotas no Congresso, repulsa popular quase unânime dos brasileiros, etc. 

Diz Capra:    1-" Os problemas da atualidade são sistêmicos e, portanto, interdependentes". Ou seja, são interconectados, daí a importância de todos os segmentos- políticos, movimentos sociais, igreja, OAB, CNBB, povo, enfim, no seu enfrentamento. Ser consultado, ouvido, é essencial, senão, como vemos hoje, até os movimentos que giram em órbita do Poder se rebelam- UNE. CUT, sindicatos. 

2- "A nova compreensão da vida em todos os níveis dos sistemas vivos- organismos, sistemas sociais e ecossistemas- é baseada em uma percepção da realidade que tem profundas implicações...na ciência, filosofia, política, negócios, saúde, educação e muitas outras áreas da vida cotidiana". Não é exatamente esse o atual panorama nacional? não seria melhor o Brasil se pudesse contar com a criatividade, a inteligência e coparticipação de todos os interessados nos complexos problemas nacionais, e não partir para uma política do "toma lá, dá cá" de cargos e benesses oficiais ou até, ilegais? (veja-se o Petrolão na promiscuidade com partidos políticos). 

3-" Precisamos estar preparados para questionar cada aspecto do velho paradigma em nosso dia a dia". O grande desafio do Brasil é sair do velho paradigma de "salvadores da Pátria", de "vacas sagradas intocáveis" e partir para o resgate da ética e da moralidade em todos os setores da vida nacional- política, social, cultural. 

4-" Não é preciso pressionar para fazer uma mudança acontecer. Não é questão de força. É uma questão de significado". Ou seja, as mudanças políticas e sociais, de que carecemos, não se fazem sem credibilidade e reputação- políticas e pessoais. Senão, o resultado é o que estamos assistindo hoje no cenário nacional- um verdadeiro "samba do criolo doido". 

5- "As mudanças que vêm sendo adiadas- em nossas organizações e no próprio país- tornaram-se urgentes agora". Ou seja, a prática política atual de esperar por milagreiros, ou aguardar ações de outros (governo, empresários, mercados), não levará à solução dos gravíssimos problemas nacionais, se cada um de nós, no seu setor de atuação- dona de casa, políticos, estudantes, empresários, autoridades, não botarmos, juntos, "o pé na lama" para formatar o tijolo da coesão social que almejamos. O processo de evolução social e política que sonhamos não dispensa o concurso do que há de melhor em nossa sociedade em todos os segmentos sociais. 

Fritjof Capra levanta questões que podem nos ajudar a pensar e refletir sobre nossos problemas e suas soluções, ou caminharemos para uma encruzilhada política que pode ter consequências desastrosas para todos nós. Fala-se até, como temos visto, em retorno ao Estado de Exceção que vivemos em passado recente e de triste memória para os que viveram a Ditadura. A solução não seria uma verdadeira reforma cultural e de valores?  

De que adianta "reforma política" se os políticos não mudarem seus costumes e ética?.  E se os eleitores continuarem agindo do mesmo modo, votando sem pensar nas consequências e resultados do seu voto?  Creio que este é o momento de agir, de pensar, de participar para valer. Capra pode nos ajudar nessa empreitada.

"O Brasil será uma das maiores, uma das mais formidáveis nações do mundo, quando todos os Brasileiros tiverem a consciência de ser Brasileiros."  Olavo Bilac. 

Auremácio Carvalho é Advogado e ex-Ouvidor Geral de Polícia de Mato Grosso.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO