Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

Oficina capacita estudantes do IFMT para trabalharem com resíduos e mudanças climáticas

01.09.2014
06:46
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Na última semana alunos do IFMT de Cuiabá participaram de uma oficina de qualificação em compostagem de resíduos e mudanças climáticas, temas que vem ganhando destaque com a exigência da aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A capacitação teve como objetivo a formação de monitores para atuarem no trabalho de educação ecossocial desenvolvido pelo Espaço Vitória que, a partir deste ano, passou a receber a visita de estudantes e de atores sociais que trabalham na área de resíduos em Cuiabá. 

 Há oito anos o Espaço Vitória, como é conhecida a sede do Instituto Cidade Amiga,  trabalha com a compostagem de resíduos orgânicos e  inclusão social de moradores da periferia cuiabana. Este ano o trabalho ganhou um impulso com o patrocínio da Petrobras que financiará, durante dois anos, o projeto “Espaço Vitória: geração de renda e gerenciamento de resíduos”. Projeto que busca,  entre outros objetivos,  consolidar o  Espaço Vitória como centro de educação e difusão de experiências em permacultura e novas tecnologias sociais.

O trabalho de capacitação de monitores contou com a participação do Prof. PH.D. Pierre Girard (UFMT), que explicou aos participantes o funcionamento (físico, químico e biológico) do trabalho de compostagem realizado no Espaço Vitória. O professor explicou, ainda, a importância da compostagem para a diminuição dos gases do efeito estufa e das mudanças climáticas. 

Para a estudante de gestão ambiental do IFMT, Marleide Rodrigues Amorim, participar da oficina foi uma oportunidade de ir além da teoria aprendida em sala de aula, “aqui eu pude constatar que com ações simples e aplicação de tecnologias sociais é possível transformar positivamente a vida das pessoas. Essa, com certeza, é uma linha de trabalho que vai me ajudar profissionalmente no futuro”, concluiu a estudante.

Com a capacitação adquirida os estudantes do IFMT poderão receber alunos de escolas públicas interessados em conhecer e vivenciar as atividades ecossociais desenvolvidas no Espaço Vitória. Várias escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande já agendaram visitas ao local, neste segundo semestre de 2014. Este ano mais de 250 alunos conheceram de perto as atividades desenvolvidas no local.  Atividades que contribuem para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos na região.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO