Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Oficina Postural atende mais de 230 pacientes com seis grupos em atividade

10.10.2016
17:40
FONTE: Ascom

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Oficina Postural atende mais de 230 pacientes com seis grupos em atividade
Em atividade desde 2010, o programa Oficina da Postura, desenvolvido pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), atende atualmente 237 pessoas a partir dos 12 anos de idade. A fisioterapeuta Carla Di Domenico Martins, que trabalha com o grupo desde sua criação, destaca que os trabalhos iniciaram com 20 pessoas e a receptividade foi tão grande que os espaços foram ampliados.

Carla lembra que no início ela realizava a avaliação nos próprios Programa de Saúde da Família (PSF) e reencaminhava os pacientes para o grupo da sala de convivência do Centro de Educação Básica São José ou para o Renascer. A partir daí, diante dos desafios e necessidades foi detectada a necessidade de ampliar.

A fisioterapeuta pontua que o Programa de Reeducação Postural, através dos Grupos de Oficina da Postura, veio para ampliar o serviço na Atenção Básica. A responsável explica que cada participante passa por avaliação postural, aferição da pressão arterial, antropometria e teste de flexibilidade, que permite mensurar os desequilíbrios posturais, os níveis de pressão arterial e a massa corporal, possibilitando a reestruturação, promoção e prevenção de muitas enfermidades, fruto de ausência de controle e de informação.

Para participar do Programa de Reeducação Postural, o paciente precisa ser usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e  passar pela avaliação médica na Unidade Básica de Saúde que frequenta e estar apto a frequentar os grupos. Em seguida, se dirigir ao local mais próximo de sua residência com roupa adequada, toalha, tapete ou colchonete e o cartão do SUS.

Carla destaca que desde que começou a trabalhar com promoção e prevenção à saúde e especificamente com a oficina postural, tem recebido depoimentos de melhora de dores físicas e emocionais. “As pessoas começam a frequentar o grupo, a socializar e conseqüentemente passam a se sentir melhor. O nosso grupo não é curativo, mas sim preventivo, trabalhamos para a qualidade de vida do paciente, então ele tem a liberdade de ir e vir”, esclarece.

A responsável pelo grupo relata ainda que é “muito gratificante ler nos grupos de WhatsApp os relatos e depoimentos de quem frequenta a oficina. Gosto muito de trabalhar com a prevenção e promoção da saúde. E quem estiver interessado, pode nos procurar a qualquer momento”, acrescentou.

O trabalho reflete a ação de implementação e concretização de políticas de promoção, proteção e recuperação da saúde juntamente com as equipes de Atenção Básica. Carla salienta que esse é um esforço na construção de um modelo de atenção à saúde que priorize ações de melhoria da qualidade de vida dos sujeitos e coletivos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO