Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Operação Rescaldo apreende e destrói quatro tratores de quadrilha que furtava madeira em MT

22.12.2014
22:56
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Na madrugada da última quarta-feira (17), a Gerência Executiva do Ibama em Sinop/MT deflagrou a Operação Rescaldo, que contou com a participação de servidores do Ibama de Mato grosso, Mato Grosso do Sul e de São Paulo, além de integrantes da Força Nacional de Segurança Pública. Durante a operação, que ocorreu em uma fazenda no município de União do Sul, distante 689 km de Cuiabá, foram apreendidos e destruídos quatro tratores de pneus adaptados para extração de madeira. Além dos tratores, foram localizados e destruídos dois acampamentos que davam suporte a atividade de extração ilegal associada ao furto de madeira.
 
A área em questão tem sido alvo de constantes operações tanto do Ibama quanto da Delegacia Estadual do Meio Ambiente (Dema) nos últimos anos em virtude de existirem quadrilhas especializadas no furto de madeira agindo na região. No mês de setembro, a Dema prendeu mais de 12 pessoas do setor madeireiro envolvidas na atividade de furto e transporte de madeira na mesma área.

Segundo Waldivino Gomes Silva, gerente-executivo do Ibama, a medida extrema de destruição dos equipamentos envolvidos no furto de madeira está amparada legalmente. “Em virtude de sabotagens perpetradas pelos infratores, como a retirada de peças dos tratores para evitar retirada dos equipamentos da floresta, não tivemos alternativa senão a destruição. A descapitalização dos infratores deverá dar uma trégua na destruição da floresta da reserva legal dessa fazenda.”

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO