Mato Grosso, 18 de Março de 2024
Mato Grosso

Paciente retoma movimentos após cirurgia no Hospital Regional de Sorriso

23.10.2014
15:53
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Sem medir esforços, a equipe do Hospital Regional de Sorriso, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), tem realizado cada vez mais cirurgias complexas. Um exemplo é a do paciente Elias Honório de Jesus, de 55 anos.

Domador de animais, Elias fraturou a quarta vertebral da cervical (região da nuca) ao cair de uma égua, na cidade de Peixoto de Azevedo. O acidente resultou também em uma compressão medular, refletindo na perda de movimento dos membros, ficando tetraplégico.

Depois de diversas avaliações, o paciente passou por uma cirurgia no dia 19 de outubro. A operação, realizada pelo médico neurocirurgião Dr. Fernando Zúniga, foi considerada um sucesso. “Por meio de um microscópio, nós realizamos a descompressão medular o que possibilita a retomada dos movimentos do paciente. Depois, com placa e parafusos de titânio, fizemos a fixação das vértebras”, explicou o médico.

A cirurgia durou cerca de 8 horas. Depois da intervenção Elias foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde ficou por dois dias e retornou a clínica médica.

Logo após a operação, o domador de animais já consegue movimentar os braços, pernas e caminha com apoio. “Foi uma cirurgia difícil, nada comum em hospitais públicos, mas todo o procedimento ocorreu conforme o previsto. Agora, para a reabilitação, foram apenas recomendadas sessões de fisioterapia, até porque ele perdeu muita massa muscular, o que é comum nesses casos”, comentou Dr. Fernando Zúniga.

Em encontro após a cirurgia, o paciente Elias agradeceu ao profissional e toda a equipe do hospital. “Eu nasci de novo, posso comemorar meu aniversário duas vezes. Pra quem entrou aqui sem mexer nada do pescoço para baixo e sair daqui caminhando a sensação é maravilhosa. Eu venci mais essa. Deus mandou um anjo, e sou eternamente grato ao médico e todos que cuidaram de mim”.

A esposa de Elias, Maria de Jesus, acompanha o marido no hospital e diz estar muito feliz com o resultado. “Não achei que ele fosse caminhar tão rápido. Ele já consegue ir sozinho ao banheiro. Presenciar tudo isso é uma sensação muito boa”, finalizou a esposa.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO