Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Pacientes de hospital são retirados após incêndio em Cuiabá

05.05.2016
10:47
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Pacientes e acompanhantes passaram por triagem e foram transferidos para outros setores

Um incêndio provocou a retirada de todos os pacientes do Hospital Santa Helena, em Cuiabá, entre a noite desta quarta-feira (4) e madrugada de quinta-feira (5). Segundo a direção do hospital, o foco começou em um quarto da enfermaria, localizado no 1º andar. É o mesmo andar ondem ficam a obstetrícia, sala de parto, pediatria e UTI neonatal. Não houve feridos e os pacientes que necessitavam de um maior cuidado foram transferidos para outros hospitais.

Foram mobilizados 25 militares do Corpo de Bombeiros, que controlaram rapidamente o foco de incêndio e fizeram a retirada de todos os pacientes do hospital. Os bombeiros também pediram apoio e oito ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para ajudar na transferência de pacientes.

Aproximadamente cinco recém-nascidos e 10 mães que estavam internadas foram levados pelas ambulâncias com maior urgência. “Fomos acionados em um princípio de incêndio no Hospital Santa Helena. O fogo estava no 1º andar e feito o combate rapidamente. A própria equipe médica ajudou a retirar todos os pacientes dos demais andares. O fogo não se espalhou, mas produziu muita fumaça, o que é prejudicial aos pacientes”, explicou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Ruberval Alexandre de Barros.

De acordo com Barros, o incêndio não se alastrou e ficou contido apenas no quarto onde havia começado. Os pacientes que não precisaram de uma transferência imediata passaram por uma triagem e foram remanejados para outros setores do próprio hospital. A unidade tem aproximadamente 200 leitos.

“Não se verificou nenhuma gravidade com os pacientes. Os que precisavam de transferência já foram levados para outras instituições de saúde ou realocadas no próprio hospital. Na UTI neonatal não tivemos nenhum problema [com os bebês] e as equipes cuidaram de tudo. A enfermaria afetada foi fechada e as outras serão limpas”, explicou o diretor do hospital, Marcelo Sandrim.

A paciente Amaranta Pereira Pinto estava internada com o filho no quarto da enfermaria onde começou o incêndio. Ela diz que foi desesperador, no entanto, ninguém se feriu. “Estávamos dormindo no quarto 206, éramos em três pessoas e três bebês. Por sorte uma das mães acordou para trocar [a fralda] do bebê e viu o fogo. Ela nos alertou e saímos correndo, só deu tempo de pegar os bebês”, relatou a mãe.

Conforme a testemunha, o fogo teria começado na rede elétrica que fica ao lado da tubulação de oxigênio do quarto. Os pacientes retornaram para os quartos durante a madrugada desta quinta-feira. Uma perícia vai ser feita no local para tentar identificar o que possa ter causado o princípio de incêndio.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO