Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Pacientes do HCâncer visitam Casa Cor MT

03.10.2012
09:12
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Pacientes do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCâncer) visitaram os 47 ambientes da Casa Cor Mt 2012, na manhã desta terça-feira (2). A recepção foi realizada pelos diretores da mostra, Vagner Giglio, Emili Ayoub Giglio e Marcelo Ayoub Giglio, além dos arquitetos, designers e paisagistas responsáveis pela elaboração dos espaços. Os visitantes puderam observar todo trabalho desenvolvido e apreciar as novidades relacionadas ao setor de arquitetura, designer e paisagismo. O local, que até o dia 31 de outubro recebe a 9ª edição da mostra, abrigará 16 novos consultórios, 8 leitos de urgência e emergência, salas de fisioterapia, biópsia e exames ginecológicos, após o término do evento.

Conforme Vagner Giglio, o espaço foi desenvolvido com objetivo de proporcionar conforto aos pacientes. “Sabemos que a doença [câncer] é algo bastante difícil, mexe muito com o emocional e autoestima dos pacientes principalmente os adultos, e, por este motivo, o local foi elaborado com pensamento de bem-estar”. Ele destaca que com a reforma do espaço, realizada após 17 anos, triplicará os atendimentos na unidade de saúde.

A diretora Emili Giglio ressalta que a visita figura como oportunidade àqueles que não tinham conhecimento sobre o maior evento de arquitetura, design, decoração e paisagismo das Américas. Este ano, a Casa Cor de Mato Grosso traz como tema “Moda, Estilo e Tecnologia”. “O HCâncer ganhou muita visibilidade após a parceria com a Casa Cor e, devido a este motivo, é interessante que os pacientes conheçam o local que futuramente será ocupado por eles”. Para ela, que também é arquiteta, além da melhoria e reforma do ambiente, é importante destacar o trabalho dos 94 profissionais que se empenharam em desenvolver os espaços.

Para a arquiteta Roberta Bertazzo, responsável pelo ambiente Varanda, a visita dos pacientes do HCâncer trouxe ainda mais benfeitorias para a edição da Casa Cor 2012. Segundo ela, a participação dos visitantes na manhã desta terça-feira figura como cidadania. “Foi idealizada uma nova casa para eles. Tudo foi feito com muito amor e carinho, sentimentos que todos merecem”. Após o término da mostra, a estrutura física desenvolvida para a formação dos 47 ambientes permanecerá no local, assim como os jardins e estacionamentos.

Antes de iniciar a caminhada entre os ambientes, pacientes, familiares, arquitetos e designers se reuniram na entrada da Casa Cor MT 2012, onde fizeram orações e agradecimentos. Na oportunidade, pacientes cantaram músicas religiosas, fizeram discursos e contaram trechos de suas histórias. O momento foi de emoção e abraços. Paciente do HCâncer há um ano, Ana Paula Pereira dos Santos, 16 anos, já conta os dias que deixará as dependências da unidade de saúde. Vítima do chamado Sarcoma de Wing, tipo de tumor ósseo maligno, a adolescente destaca que nas próximas semanas realiza as três últimas quimioterapias. “Estou deixando o local curada, mas visitar este espaço é muito bom. É importante saber que os futuros pacientes do HCâncer terão um local estruturado e adequado para realizar o tratamento”. Com sorriso no rosto, a jovem visitou todos os ambientes e por onde passou teceu elogios aos profissionais.

Maria Alice Fortunato Soares, 3 anos, estava acompanhada dos pais e pode se divertir no espaço Brinquedoteca. Segundo a mãe, Celma Aparecida de Souza, em abril deste ano a pequena foi diagnosticada com leucemia. Desde essa época, realiza tratamento médico junto ao Hospital de Câncer do Estado e tem reagido muito bem aos medicamentos. “Fico feliz em ver que estão investindo em melhorias para os pacientes. É muito bom saber que esta estrutura maravilhosa servirá para as pessoas que realizam tratamento contra a doença”, reforça.

Para Maria Rosa dos Santos, que também é paciente do HCâncer, além das reformas, o carinho dos arquitetos, designers e da direção da Casa Cor MT é um sentimento que deve ser destacado. “Quero agradecer a todos que se empenharam em desenvolver este trabalho muito bonito. Para nós, pacientes do HCâncer, o carinho e dedicação de todos são gratificantes”.

Para finalizar a visita, os pacientes, juntamente com os profissionais e diretores da 9ª mostra, soltaram balões com sementes férteis. A ação simboliza a prosperidade e continuidade da vida. A Casa Cor MT 2012 acontece de terça-feira a domingo, das 16h às 22h. O evento está sendo desenvolvido no anexo ao HCâncer, na avenida Historiados Rubens de Mendonça, nº 5.500, bairro Morada da Serra, em Cuiabá. A entrada é R$ 25, porém visitantes com carteira estudantil, idosos acima de 60 anos, e crianças de 5 a 12 anos pagam meia-entrada (R$ 12,50).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO