Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Pacientes e acompanhantes têm tranquilidade no Espaço da Família do HCan

25.09.2014
15:22
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Inaugurado em novembro de 2013, no Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT), o Espaço da Família Ronald McDonald é tido como um local em que os pais tem tranquilidade e os filhos, um pouco de diversão e lazer. O programa, do Instituto Ronald McDonald, foi criado em 1992, e está presente em mais de 15 países. Das 180 unidades construídas pelo mundo, 3 estão no Brasil: em Barretos e Sorocaba, no interior de São Paulo e em Cuiabá, Mato Grosso.

O Espaço da Família atende pacientes pediátricos em atendimento ambulatorial, especialmente vindos do interior do Estado, e suas famílias, minimizando o stress do ambiente hospitalar e amenizando as dificuldades do tratamento. No loca, que tem 140 metros quadrados, os usuários têm à disposição quarto de repouso, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, sala de estar, sala de estudos e outros espaços para descanso e lazer.

Para Débora Belgo, mãe de Ana Clara, de 4 anos, o Espaço faz toda a diferença, pois permite que ela tenha alguns momentos de descanso. Ela e a filha precisam percorrer constantemente os 164 quilômetros que separam Barra do Bugres, cidade onde mora, de Cuiabá, onde a filha faz tratamento contra leucemia. “Posso descansar quando estamos no Espaço da Família, pois a Ana pode brincar, ver televisão, se divertir com outras crianças e as voluntárias”, explica.

Josias Pereira, marido de Débora, vem à Cuiabá sempre que pode para acompanhar de perto o tratamento da filha. Ele afirma que o Espaço da Família é realmente um lugar preparado para receber os pacientes. “Sempre me liberam para visitar a Ana quando ela está em Cuiabá, por isso já estive no Espaço da Família algumas vezes. Da primeira vez fiquei impressionado! São várias opções para lazer, espaço para descanso e os voluntários realmente gostam muito de crianças! A Ana mesmo ama aquele lugar!”, conta ele.

O Espaço da Família foi construído e é mantido com os recursos arrecadados no McDia Feliz. Ao todo 2 funcionários e mais de 20 voluntários trabalham no local, que atende entre 20 e 25 famílias por dia. O McDia Feliz é uma campanha anual, coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald e realizada em Cuiabá pelo HCanMT e pela Associação dos Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso (AACCMT).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO