Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Pai é detido em MT após morte de menino com suspeita de maus-tratos

23.08.2016
08:46
FONTE: Denise Soares/G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Hugo Gabriel Augusto Gomes, de 5 anos, foi internado na tarde de sábado (20) e morreu no domingo (21)

O pai do menino Hugo Gabriel Augusto Gomes, de 5 anos, que morreu no final de semana enquanto estava internado no Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC), foi detido no final da tarde desta segunda-feira (22) perto da rodoviária de Sorriso, a 420 km de Cuiabá. A Polícia Civil apura se a criança teria sofrido maus-tratos e morrido em decorrência de agressões.

Hugo foi internado no sábado (20) e morreu no domingo (21) depois de sofrer hemorragia e três paradas cardiorrespiratórias. O pai do garoto, de 34 anos, fugiu para a cidade de Sorriso depois da morte do filho. A família levou a criança para o hospital alegando que o menino tinha caído da cama e apresentava convulsões. No entanto, os médicos encontraram sinais de maus-tratos e acionaram o Conselho Tutelar.

Uma denúncia anônima indicou aos policiais militares que o pai da criança estaria perto da rodoviária do município. Ao ser abordado, o pai declarou que fugiu para Sorriso com medo de ser preso. Ele foi encaminhado para a delegacia e deve ser levado para Cuiabá onde vai prestar esclarecimentos à Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica), que investiga a morte de Hugo.

À TV Centro América, o pai do menino negou que espancou o filho. “Eu jamais espancaria meu filho, não com agressão ou coisa parecida. A verdade vai aparecer e tudo vai ser esclarecido. Não fui que espanquei ou o matei”, declarou.

Escola

Na escola Doutor Fábio Firmínio Leite, onde Hugo estudava, a coordenação pedagógica explicou que a unidade enviou ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro um documento formalizando a preocupação dos professores e da coordenação com os machucados que a criança apresentava. A escola não teve aulas nesta segunda-feira. No entanto, não há informações se o CRAS recebeu o documento. Porém, a escola tem um formulário que confirma o recebimento.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cuiabá confirma o registro e informou que vai abrir um processo administrativo para apurar a conduta dos profissionais do CRAS. Além disso, disse que o caso será levado ao Conselho Regional de Assistência Social.

Investigação

Conforme o delegado da Deddica, Eduardo Botelho, o laudo da causa da morte de Hugo deve sair em 15 dias. A suspeita da agressão recai sobre o pai do menino. “Os investigadores conversaram com vizinhos da vítima e com pessoas que trabalham na escola e todas alegaram que realmente o menino sofria maus-tratos e esses crimes ocorriam há certos meses. Isso acaba indicando, de forma concreta, a prática de crime.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO