Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Pais de menina sequestrada em Cuiabá são presos na Itália, diz PF

27.05.2015
15:47
FONTE: Denise Soares/G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Ida Verônica Feliz
Os pais biológicos da menina Ida Verônica Feliz, de 10 anos, sequestrada em 2013 em Cuiabá, foram presos no último dia 22, na Itália. A informação foi divulgada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (27). De acordo com a PF, a polícia italiana comunicou a prisão às autoridades brasileiras, porém, não deu detalhes sobre o caso e nem informou se o casal continua detido naquele país. Eles são os principais suspeitos do sequestro.

Em janeiro deste ano, a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) localizou a menina na região de Cassola na Itália. No entanto, no mês seguinte, a Secretaria de Direitos Humanos (SDH), ligada à Presidência da República, que também acompanha o caso, alegou ter ocorrido um equívoco por parte da Interpol e que, na verdade, Ida estaria na República Dominicana.

A Secretaria de Direitos Humanos (SDH) também tinha solicitado à época ao governo da República Dominicana que a menina retornasse ao Brasil. A mãe adotiva de Ida, Tarsila Gonçalina de Siqueira, que tinha a guarda provisória da menina após ela ter sido abandonada pelos pais biológicos em Cuiabá, ainda sabe sobre o paradeiro da filha.

“Fiquei sabendo da prisão deles [dos pais] pela internet. Desde que ela foi localizada, não tenho informações sobre com quem ela está e nem onde está morando”, disse ao G1.

Em nota, a SDH informou que acompanha esse caso desde abril de 2014, quando a Defensoria Pública da União (DPU), procurada pelos pais adotivos, solicitou intervenção da SDH no caso. Em dezembro de 2014, a Interpol italiana informou que a última movimentação internacional da criança teria sido a entrada na República Dominicana, onde moram os avós maternos. Desde então, a Secretaria vem mantendo contato com a Interpol e demais autoridades dominicanas.

O caso
Ida é filha de uma dominicana e de um italiano. Devido à prisão dos pais biológicos no Brasil por tráfico de drogas, a menina foi entregue aos cuidados de uma mãe adotiva em Cuiabá ainda aos quatro meses.

A criança foi levada à força por um homem armado de dentro da residência onde morava com a família adotiva, no Bairro Goiabeiras, em Cuiabá, no dia 26 de abril de 2013. No momento, só havia ela e a irmã adotiva no local. Quando o sequestrador viu a menina, ele a arrastou pelos cabelos e a levou até o carro, onde estava um comparsa dele.

Após levar a menina, os sequestradores entraram em contato com a família adotiva por meio de mensagem SMS e ameaçaram matá-la caso a polícia continuasse investigando o caso. Depois de encerrar as buscas sem sucesso em Mato Grosso, a Polícia Civil do estado repassou as investigações para a Interpol, que emitiu alerta com informações sobre as características da menina.

Segundo o inquérito da Polícia Civil, que investigou o caso naquele ano, ela provavelmente estaria com os pais biológicos na Itália.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO