Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Parcerias tornam Diamantino uma cidade ecologicamente correta

04.05.2015
07:29
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Em duas importantes parcerias, o Governo Municipal de Diamantino acabou com dois grandes problemas, a destinação de pneus inservíveis e de materiais eletrônicos, itens que na natureza poluem por séculos.
 
O convênio com o Programa Reciclanip garante dar destinação correta aos pneus fora de uso, que são triturados e aproveitados na pavimentação de rodovias, fabricação de calçados, etc.
 
Os caminhões retiram os pneus que estão armazenados nos ecopontos (galpões cobertos) e dão destinação correta a eles. “Quando atingimos o patamar de recolher e armazenar dois mil pneus de passeio ou então 300 pneus grandes, de caminhões, eles buscam. O intuito é não ter problemas com o meio ambiente. Cada cidadão que tiver pneu inservível em sua residência pode deixá-lo em uma borracharia que será recolhido e destinado ao ecoponto”, explicou o prefeito Juviano Lincoln.
 
A Reciclanip foi criada em março de 2007 pelos fabricantes de pneus Bridgestone, Goodyear, Michelin, Pirelli e Continental, sendo considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo. O trabalho de coleta e destinação realizado pela entidade é comparável aos maiores programas de reciclagem desenvolvidos no país.
 
Já os eletrônicos são enviados para empresa EcoDescarte. O processo de reciclagem visa transformar materiais usados em novos produtos com vista à sua reutilização, e contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. “Estamos com a operação ‘Cidade Nossa, Cidade Limpa’ que age em diversas frentes para trabalhar no embelezamento de Diamantino e ao mesmo tempo atingimos nossa responsabilidade socioambiental”, explicou o prefeito.
 
De acordo com a empresa EcoDescarte, os computadores, placas eletrônicas, monitores, aparelhos de televisão, notebooks, impressoras, nobreaks, modens, aparelhos de fax ou qualquer outro material movido a energia elétrica ou bateria, em desuso numa residência, escritório ou empresa, pode ser considerado “lixo eletrônico” e, portanto, deve ser descartado da forma correta, para não provocar danos ao meio ambiente.
 
Fique sabendo:
O resíduo eletrônico se for descartado de maneira inadequada, torna-se um sério problema, pois possui em sua composição metais pesados altamente tóxicos, que em contato com o solo contamina o lençol freático e se for  incinerado libera toxinas perigosas.
 
Depois de coletado, o “lixo digital” passa por um processo de manufatura reversa, onde é desmontado e cada material retirado é classificado. As substâncias tóxicas devem ser neutralizadas, utilizando-se diversos processos químicos.
 
A Prefeitura de Diamantino recebe o Certificado Ambiental pelos materiais que são reciclados.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO