Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Parlamentar cobra contratação de médico permanente para Boa Esperança

10.04.2014
09:22
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

vereador Marlon Zanella (PMDB) esteve reunido ontem (09.04) com a secretária Municipal de Saúde e Saneamento, Cátia Randon Rossato, apresentando reivindicações para a melhoria da saúde no Município e pontuando reivindicações do distrito de Boa Esperança.

A principal cobrança do vereador foi a contratação de médico permanente, pois a unidade de saúde está sem profissional. Segundo ele, estão tendo somente plantões aos finais de semana.

O parlamentar salientou que a distância tem sido o grande entrave para a permanência de médicos no distrito e que a sobrecarga de serviço, em função dos atendimentos no PSF e plantões, acarreta a desistência dos profissionais.

Marlon ressaltou que a situação está insustentável. “A população, que tem reclamado muito da falta de médico e da dificuldade de locomoção até Sorriso, está prestes a realizar uma manifestação na porta da prefeitura”, adiantou o parlamentar.

Como opção, ele sugeriu um revezamento com dois médicos, já que o problema é residir no distrito.  
Segundo a secretária, realizar revezamento entre profissionais efetivos acarretaria em encargos elevados para o Município. Porém, ela garantiu que já está em fase de negociação a contratação de uma médica e deu prazo de até o final do mês para que se regularize a situação e iniciem os atendimentos.

Zanella pediu empenho da chefe da pasta para resolução do problema. “Pedimos o máximo esforço neste sentido, pois nossa demanda de pacientes é grande e saúde é coisa séria”, disse.

Com a implantação em Sorriso do programa Mais Médicos, o vereador sugeriu que seja destinado um profissional para o distrito.

Ainda em relação à saúde, Zanella questionou quanto à reforma do PSF do distrito. “Foi um compromisso que ficou para este ano e a situação da unidade está realmente precária”, reforçou.

Cátia disse que esta semana uma equipe da Secretaria de Saúde estará verificando in loco a situação da unidade e também a demanda de profissionais.

PRÁTICA ESPORTIVA - Ainda durante a conversa, o vereador apresentou à secretária a necessidade de contratação de profissional para desenvolver atividade de hidroginástica com os idosos do Clube da Terceira Idade e pacientes com prescrição médica do distrito. O pedido foi tema de indicação apresentada durante a sessão passada. “Se for possível alguma coisa neste sentido, pois temos profissionais disponíveis que poderiam ministrar essas aulas. É qualidade de vida para nossa comunidade”, finalizou.  

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO