Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

Paulo Araújo cobra ativação de leitos de desintoxicação em Cuiabá

22.05.2015
14:18
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O vereador Paulo Araújo (PSD) voltou a alertar nessa semana para a necessidade de Cuiabá ativar os leitos na rede pública de saúde para tratamento e desintoxicação de dependentes químicos que estão parados há dois anos. No total, são 15 leitos habilitados pelo Ministério da Saúde na Capital, mas que não estão em funcionamento já que o Município não faz sua parte.

Enquanto isso, famílias que têm dependentes de bebida alcoólica ou outras drogas continuam sofrendo sem ter a quem recorrer em busca de um tratamento para o familiar. Araújo explica que esses leitos estão no Hospital Bom Jesus, receberam investimento do Ministério da Saúde para a estrutura física e estão prontos há dois anos. O que falta é o Município fazer a parte dele.

Os leitos foram viabilizados pelo então deputado Antônio Azambuja que presidia a Comissão de Saúde na Assembleia Legislativa e pelo vereador Paulo Araújo, porém, aguardam para entrarem em funcionamento. “Cuiabá não possui hoje nenhum leito habilitado e que esteja funcionando para prestar esse atendimento na rede pública”, enfatiza o vereador demonstrando preocupação com a situação de descaso do poder público municipal.

“Esperamos tratar esses pacientes que necessitam e estão em situação vulnerável. Os familiares são os que mais sofrem pois além da desestruturação que provoca na família também não têm a quem recorrer em busca de tratamento na rede pública de saúde”, pontua o vereador.

Desde 2014, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Cuiabá, a qual Paulo Araújo faz parte,  vem acompanhando a situação e cobrando providências ao Município. Isso porque o primeiro secretário municipal de Saúde da atual gestão, Kamil Fares, que já não ocupa mais o cargo, não credenciou o hospital para operar com os 15 leitos para pacientes dependentes de álcool e drogas. Os motivos nunca foram esclarecidos. Os secretários que assumiram a pasta na sequência também não tomaram qualquer atitude para resolver o impasse.

Paulo é servidor público estadual com vasta experiência em saúde pública, tendo ocupado cargos na Secretaria Estadual de Saúde (SES). Dessa forma, atua de forma técnica enquanto vereador apresentando sugestões de melhorias para o sistema municipal de saúde em Cuiabá.  

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO