Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

Pedro Taques se filia ao PSDB e diz que é um 'soldado do partido'

30.08.2015
05:20
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Aécio Neves, Pedro Taques, Geraldo Alckmin e José Serra durante ato de filiação do governador de Mato Grosso ao PSDB
Rodeado de líderes tucanos, o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, se filiou neste sábado (29) ao PSDB, em um evento realizado no Hotel Fazenda, em Cuiabá. A cerimônia começou com atraso de mais de duas horas do previsto.

No discurso após a assinatura de filiação ao partido, Taques disse que escolheu o PSDB por causa da história da sigla, e citou como exemplos a Lei de Responsabildade Fiscal e a implantação do Plano Real. "Sou um soldado do PSDB para mudar o Brasil junto com o PSDB", declarou.

O ato da filiação teve início com uma homenagem ao falecido ex-governador de Mato Grosso, Dante de Oliveira, autor da emenda constitucional para a eleição direta para presidente da República, conhecida como 'Diretas Já'. A mãe do ex-líder tucano, Maria Benedita de Oliveira, também foi homenageada e recebeu um buquê de flores. O evento contou ainda com a participação da viúva de Dante, Thelma de Oliveira, que é vice-presidente do Secretariado Nacional da Mulher do PSDB.

A filiação foi acompanhado pelo presidente nacional do partido, senador Aécio Neves, pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; senador José Serra, o governador do Paraná, Beto Richa, e Marconi Perillo, governador de Goiás, além dos governadores de Mato Grosso do Sul e do Pará, Reinaldo Azambuja e Simão Jatene, respectivamente, e o presidente regional do PSDB, deputado federal Nilson Leitão.

Aécio exaltou a adesão de Taques ao ninho tucano. "Hoje nós recebemos um dos mais preparados homens públicos da sua geração. Sua trajetória exemplar no Senado Federal, sua compreensão dos problemas do Brasil e sua visão moderna da administração fazem dele um quadro cobiçado por todos os partidos sérios deste país", afirmou. "Hoje o nome do PSDB é Pedro Taques e o Brasil comemora a aliança da boa política", discursou.

Azambuja e Perillo fizeram publicamente um convite a Pedro Taques para que ele se filiasse ao PSDB, durante o Fórum de Governadores do Brasil Central, realizado no Palácio Paiaguás, no dia 7 deste mês.
A filiação de Taques à sigla tucana foi anunciada por Aécio Neves na semana passada, em Brasília, e posteriormente confirmada pelo governador. Taques se elegeu ao comando do Palácio Paiaguás, no ano passado, e ao Senado Federal, em 2010, pelo PDT.

A desfiliação do PDT ocorreu no dia 10 deste mês. Segundo o governador, o motivo foi o  descontentamento em relação ao apoio da legenda pedetista ao governo Dilma Roussef (PT). Logo após a desfiliação, o presidente regional do PDT, deputado estadual Zeca Viana, afirmou que Taques não militava no partido e que 'nunca foi pedetista'.

Com a filiação de Pedro Taques, o PSDB agora contabiliza seis governadores.

Trajetória

Taques é ex-procurador da República e ingressou na política em 2010, quando se elegeu senador com 708.440 votos. No Senado, disputou a presidência daquela Casa de Leis tendo como único adversário o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que tinha o apoio da maioria dos partidos da base do governo. Durante a cerimônia deste sábado (29), foi exibido um vídeo com parte do discurso dele na data da eleição, da qual saiu derrotado.

Ao governo, conseguiu ser eleito com 833.788 votos, o correspondente a 57,25% dos votos válidos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO