Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

‘Pequenos negócios têm que colocar em prática ações de sustentabilidade’, diz Rubens Pinho

02.07.2015
15:44
FONTE: ExpressoMT com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Começou hoje em Cuiabá (MT) o CICLOS – Congresso Internacional de Sustentabilidade. O evento é fruto da parceria entre Sebrae Nacional, Sebrae em Mato Grosso e Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) e acontece no Centro de Eventos do Pantanal. Nesses dois dias estão sendo realizadas palestras, exposição e encontro de negócios de soluções sustentáveis. Com foco na integração entre campo e cidade, o evento tem como objetivo inspirar atitudes empreendedoras e modelos de gestão, que têm como pilar a sustentabilidade nos processos de inovação e expansão das empresas.

O coordenador regional do Sebrae em Lucas do Rio Verde, Rubens Pinho, participa do evento. Ele observa que pequenos negócios também têm que colocar em prática ações de sustentabilidade.  “Quando uma empresa começa a adotar maneiras de se tornar sustentável em diversas ações ela vai reduzir o seu consumo de energia, sem perder a sua produtividade”, exemplificou, destacando a importância da redução de custos que podem chegar à casa de 30% ao mês. “Imagina quanto não conseguirá economizar em um ano”, acrescentou.

Na programação, especialistas nacionais e internacionais abordarão temas como economia global, água, eficiência energética, boas relações na cadeia produtiva, desenvolvimento local sustentável, liderança e ações para o bem estar urbano.

Além de palestras magna de abertura será realizada por Fritjof Capra, Ph.D., físico, teórico de sistemas pela Universidade de Viena e autor de quatro best sellers internacionais, cujos estudos são dedicados à educação e ao ativismo ambiental para ajudar a construir e nutrir comunidades sustentáveis.

O evento ainda contará com a presença de palestrantes como o jornalista Ricardo Voltolini, criador da Plataforma Liderança Sustentável - movimento nacional que reúne 20 presidentes de empresas para inspirar e educar jovens líderes - e professor da Fundação Dom Cabral (FDC), Fundação Instituto de Administração (FIA) e Escola Politécnica da Universidade de São Paulo(Poli-USP); o arquiteto e urbanista Edson Yabiku, da Foster & Partners e desenvolvedor de projetos de vanguarda na Ásia e América do Sul; a monja zen budista brasileira Monja Coen, missionária oficial da tradição Soto Shu e Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista; além de outros grandes nomes do mercado nacional e internacional.

Na Exposição de Soluções Sustentáveis, 18 empresas de todo o país mostrarão produtos, serviços e tecnologias para tornar empresas mais sustentáveis, incluindo soluções específicas para água, energia e resíduos sólidos. O público esperado é de 1,5 mil participantes, entre donos de pequenos negócios, entidades tecnológicas, dirigentes, gerentes e colaboradores do Sebrae de todo o país.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO