Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Pesquisadores coletam amostras de água para análise em Sinop

10.10.2014
17:30
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), isto é, o Serviço Geológico do Brasil, vinculado ao Ministério de Minas e Energia esteve em Sinop para coletar amostras de águas subterrâneas na Estação Climatológica localizada no Viveiro Municipal Roque Canelli. Serão feitas análises químicas e fisioquímicas das amostras para identificar a composição da água, o perfil geológico do aquífero como a idade e a origem da água e se há indícios de agrotóxicos. .

Desde a perfuração do poço em 2010 e a instalação da estação climatológica em 2012, esta é a primeira vez que será realizada esta análise com todos os parâmetros. Uma análise completa como esta será refeita a cada cinco anos. Outras análises com parâmetros imediatos serão realizadas anualmente. Este trabalho faz parte do projeto Rede Básica Nacional de Monitoramento Integrado das Águas Subterrâneas (Rimas) que tem como objetivo ampliar o conhecimento hidrogeológico dos aquíferos brasileiros e acompanhar as alterações na qualidade e quantidade das águas subterrâneas para fins de gestão integrada dos recursos hídricos.

Segundo os técnicos da Superintendência Regional de Goiânia da CPRM o parâmetro nível de água é monitorado diariamente através de medidores automáticos e os relatórios são coletados trimestralmente. De acordo com os pesquisadores, desde o início dos estudos os relatórios indicam que a água subterrânea de Sinop está mantendo estável o nível de água e se recuperando com as chuvas.

No Centro-oeste, o CPRM acompanha e supervisiona 16 pontos, sendo que 11 estão no Mato Grosso, nas cidades de São José do Xingú, Santo Antonio do Fontoura, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Brasnorte, Sapezal, Comodoro, Primavera do Leste, Rondonópolis e Itiquira.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO