Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

PF faz operação contra desvio de verba da saúde e cumpre 113 mandados

01.04.2014
09:56
FONTE: Pollyana Araújo/G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Polícia Federal deflagrou uma operação nesta terça-feira (1º), em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, contra desvio de recursos públicos destinados à área da saúde. Estão sendo cumpridos um total de 113 mandados, sendo 30 de prisão preventiva, 17 de prisão temporária, 13 de condução coercitiva e 53 de busca e apreensão, em Cuiabá, Cáceres e Sinop, a 503 km de Cuiabá, e em Goiás.

No estado vizinho, a Operação 'Fidare', como foi batizada', cumpre mandados em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Nerópolis, de acordo com a PF. Já foram presos procuradores dos municípios, proprietários e representantes de empresas do setor farmacêutico.

Entre os conduzidas coercitivamente pelos agentes durante a operação foi o ex-prefeito de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, Túlio Fontes. Ele deverá prestar depoimento sobre a gestão dos recursos desses programas do Ministério da Saúde. A suspeita é de que tenham sido desviados cerca de R$ 2,5 milhões nos últimos dois anos.

O advogado dele informou ao G1 que o ex-gestor foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal do município, porém, disse não saber se o cliente teve a prisão decretada. "Ele me ligou dizendo que teve uma busca e apreensão na casa dele, mas não falou que tinha sido preso", disse José Renato Oliveira. Ele informou que irá se inteirar do teor da operação para então se manifestar a respeito das acusações.
Além do ex-prefeito, a atual vice-prefeita de Cáceres também foi conduzida de forma coercitiva para a delegacia. 

Conforme a PF, recursos de três programas federais, sendo eles: Programa de Assistência Farmacêutica, Programa de Saúde da Família e Piso de Atenção Básica à Saúde, destinados à aquisição de medicamentos, eram desviados de diversas formas.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO