Mato Grosso, 08 de Maio de 2024
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Plano de Mobilidade Urbana prevê sentido único em avenidas centrais de Lucas do Rio Verde

30.08.2015
09:00
FONTE: ExpressoMT

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Deverá ser encaminhado para a Câmara Municipal nos próximos dias, o Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Lucas do Rio Verde. O PMU é necessário para que o município consiga acessar recursos do Governo Federal para investimentos de diversas naturezas. A apresentação das propostas de intervenções ocorreu na sexta-feira, na Casa dos Conselhos. Durante o encontro, o plano foi detalhado pelo arquiteto Leonardo Werneck.

O PMU propõe várias mudanças para serem implementadas nos próximos dez anos. Entre as principais estão a implantação binária no centro de Lucas do Rio Verde, terminal de integração, rede cicloviária, ampliação dos itinerários do transporte coletivo, faixa exclusiva para ônibus, estacionamento rotativo, além de circulação de caminhões.

De acordo com Werneck, as intervenções no trânsito acontecerão ao longo da próxima década conforme a prioridade de cada modal. Algumas já estão ocorrendo, como é o caso da interligação do bairro Menino Deus ao Novo Centro através da Rua Umuarama. A via deverá desviar um pouco do fluxo das avenidas Goiás e Mato Grosso. Outra intervenção já em andamento é o alargamento do trecho da Avenida das Nações entre o Horto Municipal e a BR 163. Com a mudança, ela ganhará duas novas faixas de rolamento para facilitar os deslocamentos de veículos. Também nesse sentido, o município em parceria com a iniciativa privada está pavimentando a Avenida da Fé no setor norte da cidade. A via faz parte do anel viário do município.

“Fizemos várias propostas nos setores de mobilidade urbana de Lucas”, resumiu Werneck.

Sobre a implantação de um terminal de integração, Leonardo observa que é uma proposta de curto a médio prazo. A idéia é que o terminal ocupe um espaço na Praça dos Migrantes, região central da cidade. Com isso, os usuários do transporte coletivo serão atraídos para a área central de Lucas do Rio Verde. “O terminal tem dois papeis: de otimização do sistema de transporte coletivo e dinamização da economia do seu entorno”, explicou.

Em relação a mudança no sentido de direção das avenidas Paraná e Rio Grande do Sul, o arquiteto explicou que elas devem privilegiar pedestres e ciclistas. Ele ressalta que o pedestre é que faz girar a economia e por isso o PMU deve propor a ampliação das calçadas e redução no número de estacionamentos que passará a contar com vagas rotativas, como ocorrem nos grandes centros comerciais do país. “Tem todo um projeto a ser detalhado, uma discussão a ser feita com os comerciantes, tem toda uma etapa de elaboração de projetos e planejamento para implantação”, informou.

O Gerente de Cidade, Ramiro Azambuja, considerou produtiva a discussão. Ele acredita que as propostas apresentadas podem melhorar a qualidade do trânsito luverdense. O projeto será encaminhado para a Câmara Municipal que deverá realizar uma nova audiência pública com possíveis alterações e inclusões de propostas antes de ser votado e aprovado até o fim do ano. “Alguns projetos foram apresentados e na sua magnitude eles estão em fase de implementação para os próximos dez anos”, explicou Ramiro, enumerando a mudança de binário, terminal de integração de ônibus e vias preferenciais para ônibus, entre as intervenções propostas. “Isso é muito importante, porque é uma evolução e vai poder apresentar no decorrer do tempo, da evolução do município, a manutenção da qualidade de vida a todos os moradores”, ressaltou.

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