Mato Grosso, 17 de Abril de 2024
Mato Grosso

Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres é apresentado à sociedade

01.05.2015
07:31
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Conselho Estadual de Direitos da Mulher, presidido pela Defensora Pública Rosana Leite Antunes de Barros, realizou, na manhã desta quinta-feira (30), Dia Nacional da Mulher, a abertura do III Seminário Estadual com objetivo de discutir o Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. Presente no evento, o Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, destacou a importância de debates como este para a validação daquilo que a Constituição Federal já prevê: a igualdade.

“A sociedade só irá mudar, quando se organizar. A realização de debates vazios não soluciona o problema, são necessários ambientes como esse, com debates qualificados, para conquistarmos as mudanças que queremos. Além disso, as Instituições precisam se unir, para mudar a cultura e a forma de olhar para o próximo, que carece de mais carinho e amor”, declarou Djalma Mendes, ressaltando que a Defensoria Pública sempre estará presente a apoiando iniciativas como esta.

De acordo com Rosana Leite, vários Estados possuem um Plano de Políticas Públicas para Mulheres e Mato Grosso, que é referência na aplicação da Lei Maria da Penha, ainda não. “Não temos como dialogar com o Estado se não temos um plano que mostre onde estão as dificuldades, que apresente um diagnóstico preciso de quem são as mulheres e dos municípios onde os números de violência doméstica são mais altos. Com este plano será muito mais fácil trabalhar para reduzir a violência doméstica e a discriminação, uma vez que teremos um diagnóstico preciso”.

O plano foi elaborado com base em seis eixos, sendo eles diagnóstico,educação, saúde, trabalho, violência e gestão e monitoramento. “Hoje estamos apresentando-o para o Governo e para sociedade, a fim de ajustá-lo conforme ideias e informações que forem trazidas. Estamos sedentas de ajuda e informação. Precisamos de mudança, de novos tempos e que a cidadania seja exercida tal qual está prevista na Constituição”, pontuou a Defensora, acrescentando que o plano deve ser encaminhado ao Governo em dez dias.

O seminário, fruto de parceria com a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), será realizado na Assembleia Legislativa, Auditório Licínio Monteiro, até às 17h. Dentre as autoridades presentes na abertura, estavam ainda a Desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, o Presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público,Miguel Slhessarenko, a Superintendente de Políticas Públicas da Mulher,  Isabel Silveira, o Secretário-adjunto de Direitos Humanos do Estado, Zilbo Bertoli Júnior, membros do Conselho de Direitos da Mulher, dentre outras autoridades. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO