Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência será lançado em Cuiabá

17.07.2012
22:22
FONTE: Olívia Pires / Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, e o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa, farão a abertura oficial da Caravana dos Direitos Humanos pelo Brasil, nesta quarta-feira (18.07), às 10 horas,  no Salão Nobre 'Secretário Clóves Vettorato', no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. 

Na cerimônia haverá o lançamento do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver Sem Limites e também do 1º Prêmio Coetrae de Jornalismo. Na ocasião ainda serão assinados o Termo de Adesão do Estado de Mato Grosso ao Plano Nacional de Ações Integradas para Prevenção e o Combate à Tortura no Brasil e ainda, o Termo de Cooperação ao Programa Nacional de Proteção à Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (Provita). 

Em reconhecimento a contribuição da Secretaria Nacional e do empenho da ministra no avanço das políticas de Direitos Humanos em Mato Grosso, o governador Silval Barbosa outorgará à Maria do Rosário a insígnia da Ordem do Mérito Mato Grosso no grau de Grã-Cruz. De acordo com o secretário Paulo Lessa, presidente da Ordem do Mérito Mato Grosso, a homenagem é a mais alta honraria prestada a personalidades no Estado.

Ao final da cerimônia, no Palácio Paiaguás, as autoridades seguirão para a inauguração da sede própria do Centro de Referência em Direitos Humanos de Mato Grosso, à rua Pedro Celestino, 291, no centro da Capital. 

A Caravana dos direitos Humanos pelo Brasil é um projeto itinerante do Governo Federal que tem o objetivo de estabelecer e consolidar a cultura de Direitos Humanos no País. A programação do evento em Cuiabá se estende ainda no período da tarde de quarta-feira e na quinta-feira (19.07). 

TENDA DA CIDADANIA E OFICINAS TEMÁTICAS 
Uma das vitrines do evento acontece na Praça Alencastro, das 14h às 20h. No local será instalada a Tenda da Cidadania. Diversos parceiros e órgãos públicos estarão presentes com oferta de serviços, projetos e ações dirigidas aos Direitos Humanos no Estado.

Na Escola Estadual Presidente Médici, na avenida Mato Grosso, serão realizadas Oficinas Temáticas sobre 18 temas ligados aos Direitos Humanos. Elas acontecem na quarta-feira (18.07), das 14h às 17h, e na quinta-feira (19.07), das 08h às 18h. As atividades da Caravana dos Direitos Humanos em Cuiabá serão encerradas com uma audiência pública sobre Ouvidoria Itinerante. Uma comitiva integrada por 20 profissionais da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República acompanhará os trabalhos. 

PROGRAMAÇÃO PARALELA 
Em paralelo às Oficinas Temáticas, consta da programação ainda na Escola Estadual Presidente Médici, na quarta-feira , a exposição “A verdade da Repressão. A Memória da Resistência”, organizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). No mesmo local, das 17h às 20h será lançado o livro “Retrato da Repressão Política no Campo” e debate sobre o tema “Memória e Verdade”. Esse evento também é organizado pela SDH/PR. 

Todas as atividades da Caravana dos Direitos Humanos pelo Brasil em Cuiabá receberão a visita da ministra Maria do Rosário.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO