Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

PM anuncia operação de combate a criminalidade no Bairro Cerrado

16.08.2014
07:24
FONTE: ExpressoMT com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Em resposta as solicitações dos moradores e ao aumento da criminalidade no Bairro Cerrado, a Polícia Militar anunciou ontem uma grande operação em todos os bairros próximos ao Cerrado. A ação é uma estratégia emergencial para conter a violência, tráfico e consumo de drogas no bairro. Todas as medidas que serão desenvolvidas foram discutidas em reunião na tarde de hoje com a participação de representantes do poder público, órgãos de segurança e associação de moradores do bairro.

De acordo com o comandante da Polícia Militar, major Fábio Mota, a operação começa com o aumento das rondas policiais e o trabalho de fiscalização em todos os bares da região do Cerrado.
“As ações começam hoje e não têm data para terminar. A fiscalização nos bares é porque muitas ocorrências acontecem nos estabelecimentos comercias. A batida é uma forma de prevenir.”

Outra medida cobrada pelos moradores é a instalação de um ponto de apoio no bairro, como funciona no Parque das Américas. O local servirá para o registro de boletins de ocorrência e atendimento a população.

De acordo com o prefeito em exercício Miguel Vaz, o ponto começará a funcionar a partir de segunda-feira (18), na unidade de saúde (PSF X). No entanto, até que sejam treinados profissionais para atender o Cerrado, o guarda municipal que atende o Parque das Américas continuará atendendo a população no período da manhã e a tarde, atenderá os moradores do Cerrado.

“Com a base, o cidadão terá mais facilidade para registrar a ocorrência e ir em busca da solução. E através do registro, a polícia terá dados para desenvolver ações preventivas para conter a criminalidade”, ressaltou o prefeito.

Outro problema discutido foi a questão dos crimes de roubo, furto e tráfico de entorpecentes, que segundo o comandante da PM, a grande maioria possui o envolvimento de menores de idade.

“A nossa maior dificuldade é conseguir uma vaga de internação para esses menores, porque independente da infração cometida, não havendo local para interná-lo, eles são soltos. Com a inauguração do Centro de Medidas Socioeducativas que está sendo construído, esperamos reduzir a sensação de impunidade e diminuir a criminalidade.”

A vereadora Cleusa de Marco (PT) cobrou das autoridades a ampliação do sistema de videomonitoramento no Cerrado e nos bairros que ainda não possuem câmeras. “O sistema pode ser uma ferramenta a mais no combate a criminalidade. Sabemos que muitas ocorrências são resolvidas com a ajuda das câmeras.”

O prefeito Miguel Vaz se comprometeu em estudar a ideia. Participaram também da reunião, o novo delegado da Polícia Judiciária Civil, Bruno Magalhães Abreu, o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Alexandre William Andrade, o assessor de gabinete, Eliseu Diniz, representantes da Guarda Municipal de Trânsito e Corpo de Bombeiros.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO