Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

PM de Nova Mutum forma 600 alunos em prevenção às drogas

10.12.2015
08:46
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Em Nova Mutum, a Polícia Militar, por meio do Comando Regional 14, formou 600 estudantes e 200 pais no curso do Programa de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). A solenidade de formatura, com entrega de certificados, aconteceu na noite de terça-feira (8.12) no Ginásio Municipal de Esportes, em clima de confraternização natalina.

Durante 12 encontros, estudantes com idade entre 10 e 11 anos assistiram a vídeos sobre os danos causados pelas drogas lícitas e ilícitas, ao organismo humano e os prejuízos ao relacionamento familiar e à vida profissional. Também participaram de atividades lúdicas e aprenderam vários estilos de respostas para vários tipos de abordagens – oferta de drogas por amigos e desconhecidos e de ingresso no tráfico.

O curso abordou ainda o bullying, forma de violência física e/ou psicológica intencional que causa dor e angústia às vítimas. A coordenadora do Proerd em Nova Mutum, subtenente Mirian Berbel Balmer, explica que cada encontro voltado aos alunos tem uma temática diferente, com forma de manter o interesse e estimular a participação.

Já o curso oferecido aos pais teve palestras, apresentação de pesquisas sobre a influência do álcool e outras drogas, permitidas e proibidas, na vida e relações familiares.  Os monitores do Proerd mostram, entre outros dados, a importância da família na vida dos filhos.  “Mostramos que acompanhar o filho, saber onde, o que faz e com quem anda, por exemplo, faz toda a diferença”, observa a subtenente Berbel.

Para o tenente-coronel Marcos Vieira Cunha, comandante regional, o Proerd é uma contribuição da Polícia Militar para o futuro da sociedade e da segurança pública. “Falar o que são drogas líticas e ilícitas e ensiná-las a dizer não às drogas e a violência, é muito gratificante”, completa.

Da solenidade de formatura participaram o prefeito municipal, Adriano Xavier Pivetta, a primeira dama, Mary Pivetta, os comandantes do CR-XIV e do 26º Batalhão da PM-MT, Cláudio Fernando Carneiro, entre outras autoridades civis e militares.      

Programa
O Proerd mostra para crianças e adolescentes porque e como dizer não às drogas e violência. O curso trabalha para elevar a auto-estima da criança e apresenta estilos de respostas para vários tipos de abordagens – oferta de drogas por amigos e desconhecidos e de ingresso no tráfico.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO