Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

PMs testam aplicativo de celular para aplicar multas de trânsito em MT

20.04.2014
12:11
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Um aplicativo de celular está sendo testado pelos policiais militares do Batalhão de Trânsito no intuito de reduzir o número de recursos contra multas de trânsito em Mato Grosso. As autuações devem ser feitas por meio de telefones celulares. Segundo a PM, atualmente um policial demora cerca de cinco minutos para preencher um formulário de multa e, com o celular, esse tempo deve ser reduzido para um minuto.

Deverão ser preenchidos somente quatro espaços: placa do carro, CPF do motorista, local da infração e tipo de infração. "Nós daremos mais celeridade nas abordagens, não havendo a demora em virtude da sobrecarga", disse o capitão Mario William Ribeiro Fujinaka, subcomandante do Batalhão de Trânsito.

Os policiais usavam o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) para terem acesso às informações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O contato era feito via rádio ou por telefone, pelo número 190. Com o celular conectado à internet e interligado à base de dados, a consulta será bem mais rápida, conforme o coordenador de Tecnologia de Informação da PM, capitão Edson Carvalho Júnior.

"A partir dessa ferramenta, o policial poderá, de forma imediata, acessar a base de dados do Detran, e fazer as consultas com maior precisão e menor tempo de resposta ao cidadão", afirmou. O investimento para a implantação da nova tecnologia foi de R$ 350 mil, aproximadamente. Com a ferramenta, o PM poderá fazer imagens para comprovar a irregularidade no trânsito.

Na avaliação do presidente do Detran-MT, Eugênio Destri, o aplicativo pode ajudar a diminuir o índice de recursos contra as multas. Nos últimos dois anos, 56% dos motoristas conseguiram anular as autuações. "Muitos autos de infração são cancelados por rasuras, erros, por estarem ilegíveis", frisou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO