Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Poder público, órgãos de segurança e população se unem contra o aumento da criminalidade

28.05.2016
17:29
FONTE: Ascom/Marcello Paulino

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Representantes da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, vereadores, órgãos de segurança, entidades, associações de bairros e moradores se reuniram na noite de ontem (27), para discutir e buscar soluções para o aumento da criminalidade.

A principal reivindicação é o aumento do efetivo das policias, Militar e Civil. Segundo o comandante da PM, major Fábio Mota, atualmente a corporação conta com apenas 26 oficiais, quando o necessário seria pelo menos mais 20.

“Eu não tenho como melhorar a segurança de vocês sem o aumento de efetivo e sem viaturas. A cobrança de vocês é justa. Mas se não vierem investimentos do Estado, não tem como o município e o Conselho de Segurança resolverem o problema”.

Uma das soluções apresentadas durante a reunião, foi a realização de uma audiência pública com o governador Pedro Taques. O encontro deve ser marcado para os próximos dias, de acordo com a agenda do Estado.

Segundo o secretário municipal de Produção e Desenvolvimento, Aluízio Bassani, o prefeito Otaviano Pivetta, os vereadores e os presidentes dos conselhos de Segurança cobram diariamente por mais efetivo.

“Nós vamos marcar essa audiência com o governador e com o secretário de Segurança, não sabemos se aqui em Lucas do Rio Verde ou em Cuiabá. Mas gostaríamos que vocês participassem, para nos ajudar a cobrar do Estado, para que eles olhem pra gente.”

Para o mês de setembro, está prevista a vinda de mais oito policiais que estão em processo de formação. O número ainda é muito abaixo do necessário e com a vinda dos novos policiais, três devem ser aposentados.

“Nós estamos sempre correndo atrás do prejuízo. Com apenas duas viaturas, é impossível fazer segurança pública. E a situação só não está pior por causa do apoio que recebemos da prefeitura”, ressaltou o comandante da Polícia Militar.

Nos últimos cinco anos, foram investidos pela prefeitura aproximadamente R$ 5 milhões em infraestrutura para os órgãos de segurança. Entre construções e reformas, estão, a Cadeia Pública e a nova sede da Polícia Civil, ambas em 2012, e o Centro Socioeducativo, construído em parceria com os municípios da região e inaugurado no ano passado.

Desde o dia 19 de maio, as policias Militar e Civil, com o apoio da Guarda Municipal de Trânsito, estão realizando blitzes e ações específicas em pontos mais críticos do município.

Em duas semanas de trabalho, foram milhares de veículos e pessoas abordadas, apreensão de entorpecentes, veículos recuperados, cumprimento de mandados de prisão e apreensão de menores.

Segundo Bassani, todo esse trabalho é realizado com a união e o esforço do poder local. “São medidas paliativas, que minimizam, mas não resolvem o problema da falta de segurança.”

Outras alternativas apresentadas durante o encontro, realizado na noite de ontem, também serão colocadas em prática, como a realização de um abaixo-assinado, que deve circular em todos os bairros, a discussão  com o Estado sobre a existência de um cadastro reserva para que possam ser destinados mais policiais e melhorias na iluminação pública e arborização do município.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO