Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Polícia apura se ex-diretor de cadeia e agentes cobravam para liberar droga

10.02.2015
07:39
FONTE: Kelly Martins/G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Polícia Civil investiga se dois agentes penitenciários e o ex-diretor da Cadeia Pública de Nova Mutum, cidade que fica a 269 km de Cuiabá, recebiam dinheiro dos detentos para facilitar a entrada de drogas e outros objetos dentro da unidade. Os três servidores públicos foram presos por prevaricação e por facilitação de fuga após 27 detentos fugirem pela porta da frente na madrugada do último dia 5.

A delegada Angelina de Andrade Ferreira, responsável pelo inquérito aberto para apurar o caso, disse que já colheu diversos depoimentos e relatos sobre a suposta facilitação e sobre uma quantia em dinheiro que deveria ser paga aos servidores. No processo criminal consta o depoimento de um preso revelando que o ex-diretor e os dois agentes cobrariam entre R$ 800,00 e R$ 1,5 mil para liberar o consumo de entorpecentes na cadeia.

Porém, a delegada pondera que as denúncias ainda estão em fase de análise e que não há confirmação do suposto suborno.

“Recebemos diversas denúncias e todas elas foram juntadas e estão sendo analisadas. Tenho dez dias para concluir o inquérito e devo entregá-lo dentro do prazo”, informou. Ferreira declarou ainda que a investigação é sigilosa e não pode fornecer detalhes a respeito.

Diversas irregularidades que supostamente ocorriam na cadeia pública de Nova Mutum também foram relatadas por um agente penitenciário que atualmente trabalha em outro presídio do estado - “festinhas” com bebidas alcoólicas e até churrasco seriam permitidos aos presos, segundo o depoimento dele.

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), responsável por gerir o sistema penitenciário em Mato Grosso, informou que está investigando os fatos e que após a conclusão do inquérito deverá abrir um Procedimento Administrativo (PAD) contra o ex-diretor e os agentes penitenciários da Cadeia Pública de Nova Mutum. Os três tiveram a prisão em flagrante convertida para preventiva por determinação do juiz Myrian Pavan, da Comarca de Nova Mutum, e estão detidos na Cadeia de Santo Antônio do Leverger. 

Fuga
Na madrugada de quinta-feira, 27 detentos da Cadeia Pública de Nova Mutum conseguiram fugir da unidade pela porta da frente. Com ajuda de duas mulheres que foram ao local e conseguiram dopar dois agentes penitenciários, os presos abriram as celas e deixaram a unidade prisional.

Segundo a Polícia Civil, a namorada de um dos fugitivos teria ido levar bebida alcoólica ao companheiro na cadeia. Depois da entrega da bebida, as duas mulheres teriam ficado na frente da unidade conversando com os agentes, que foram dopados por alguma substância química ainda não identificada pela polícia. Até o momento, a Polícia Militar conseguiu recapturar 16 reeducandos e 11 continuam foragidos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO