Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Polícia distribui semente de planta que ajuda no combate ao Aedes aegypti

12.02.2016
11:38
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Crotalária atrai libélulas, predadores naturais do mosquito
Na tentativa de reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya, a Polícia Civil de Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá resolveu distribuir gratuitamente sementes de crotalária. A planta atrai libélulas, predador natural do mosquito. Além da distribuição, voluntários fazem mutirões para plantar as sementes em terrenos baldios daquela cidade.

Primavera do Leste está entre os oitos municípios de Mato Grosso que mais registraram casos de dengue. Foram 1.256 casos notificados em 2015. No ranking, Sinop é a campeã de registros da doença com 3.892 casos. Cuiabá (3.189 casos), Várzea Grande (2.192 casos), Sorriso (1245 casos), Campo Novo do Parecis (1.181 casos) e Lucas do Rio Verde (701 casos) completam a lista.

A distribuição teve início na quarta-feira (10) e é feita na delegacia da Polícia Civil. Segundo a escrivã Maria dos Anjos Barbosa, a ideia surgiu depois da implantação da campanha em outros municípios do estado.  A campanha é feita em parceria com a Concessionária Morro da Mesa, que fez a doação das plantas.
“Nós vimos que outras cidades haviam distribuído as sementes e que os números de doenças relacionadas ao mosquito caiu. E é uma alternativa, precisamos cuidar dos nossos quintais”, explicou Maria. A planta de origem indiana e atraia a libélula, predador natural do mosquito. Para atrair os insetos, a planta tem que produzir flores e estar no estágio adulto, o que acontece de 90 a 120 dias.

Além da inspiração em outros municípios, a alta incidência de casos das doenças relacionadas ao mosquito serviu de motivação para a campanha. “Como trabalhamos na delegacia, atendemos muitas pessoas. E estão chegando muitas pessoas doente. A maioria dos funcionárias já pegaram zika vírus”, afirmou.

Segundo o policial Agricio Canabrava, parceiro do projeto, 100 famílias já procuraram as sementes e se comprometeram em plantá-las. Cada pessoa ganha um pacote com 30 grama de sementes da planta. “A ideia é que além de plantar em casa, cada família cuide dos quintais abandonados nos bairros”, disse.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO