Mato Grosso, 29 de Abril de 2024
Mato Grosso

Polícia procura ex-governador de MT suspeito de corrupção e lavagem

16.09.2015
11:19
FONTE: Kelly Martins/G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os ex-secretários Pedro Nadaf e Marcel de Cursi, presos na terça-feira (15) suspeitos de corrupção e lavagem de dinheiro, prestaram depoimento por mais de sete horas na Delegacia Fazendária de Mato Grosso (Defaz). Eles deixaram a unidade policial na madrugada desta quarta-feira (16) e foram encaminhados para o Centro de Custódia de Cuiabá.

Também foi determinada a prisão de Silval Barbosa, por diversas práticas de corrupção em sua gestão. Porém, ele é considerado foragido pela Justiça e até o momento não entrou em contato com as autoridades policiais. Nem os advogados que atuam na defesa.

Nadaf e Cursi ocuparam cargos de titulares das pastas da Casa Civil e da Fazenda, respectivamente, durante o governo de Silval Barbosa (PMDB). Eles foram presos durante a operação Sodoma, deflagrada pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira). Barbosa, Nadaf e Cursi são suspeitos de corrupção e lavagem de dinheiro entre os anos de 2013 e 2014.

Os mandados de prisão preventiva foram determinados pela 7ª Vara Criminal, que atua no Combate ao Crime Organizado de Cuiabá. Como a ação corre em sigilo, detalhes da operação não são divulgados pela Polícia Cívil e nem pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp). A equipe de reportagem tentou falar com a defesa do ex-governador e dos ex-secretários, mas as ligações não foram atendidas.

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) informou que a investigação dos supostos crimes começou há quatro meses. Fazem parte do Cira a Delegacia de Combate à Corrupção, o Ministério Público (MPE), a Sefaz e a Procuradoria Geral do Estado.

As investigações motivaram a expedição mandados judiciais de busca e apreensão nas casas de Marcel de Cursi, Pedro Nadaf e Silval Barbosa, bem como na sede da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio), duas empresas e residências de parentes dos investigados, os quais também foram conduzidos à delegacia para prestar depoimentos mediante mandados de condução coercitiva. Ao todo, segundo a Polícia Civil, foram expedidos pela Justiça 11 mandados de busca e apreensão, além das prisões.

Buscas
Os agentes da Delegacia Fazendária ficar por três horas no apartamento do ex-governador Silval Barbosa. De acordo com o delegado Lindomar Tófoli, foram apreendidos diversos documentos e também um computador, em cumprimento aos mandados de busca e apreensão.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO