Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

Policial militar réu em ação por tortura seguida de morte é promovido em MT

25.12.2014
18:22
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O capitão da Polícia Militar, Dulcézio Barros Oliveira, que responde a processo na Justiça pelo crime de tortura seguida de morte do soldado alagoano Abinoão Soares de Oliveira durante um treinamento em Mato Grosso, foi promovido para o cargo de major da corporação. O decreto que determina a promoção do oficial, por critério de antiguidade, foi publicado no Diário Oficial do estado que circulou na terça-feira (23), com assinatura do governador Silval Barbosa, e começa a valer no dia a partir de 25 de dezembro.

Oliveira faz parte do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e foi um dos instrutores do treinamento, na época como tenente, que resultou também no afogamento de outras três pessoas. A reportagem do G1 tentou falar com o advogado de Oliveira, mas foi informada que ele está viajando e só deve retornar depois do dia 30 deste mês. Em agosto, outro policial militar acusado pela morte também foi promovido pela PM, atendendo a uma decisão judicial.

A pena para o crime de tortura seguida de morte é de 8 a 16 anos de prisão. A morte de Abinoão ocorreu no dia 24 de abril de 2010. Ele veio para Cuiabá para participar de um treinamento para Tripulante Operacional Multi-Missão (TOM-M), realizado pela então Secretaria de Justiça e Segurança Pública do estado (Sejusp). O soldado morreu após levar um 'caldo' na lagoa na qual era feita uma atividade de resistência.

A capacitação à qual os alunos tinham sido submetidos tinha como intenção qualificar os profissionais da segurança pública para atuar em aeronaves no atendimento de ocorrências policiais, de resgate, busca e salvamento, combate a incêndio, entre outras ações.

De acordo com a denúncia do MPE na Justiça comum, o soldado alagoano e as outras vítimas foram selecionadas previamente pelos responsáveis pelo curso para que fossem colocadas sob forte sofrimento físico e mental. Isso por serem mulheres, oriundos de outros estados ou por terem bom condicionamento físico.

Na Justiça comum, Oliveira responde a ação com outros três policiais militares pelo crime de tortura e tortura seguida de morte, tendo como vítimas Abinoão e outras três pessoas. Na Justiça Militar, ele é réu com outros 17 PMs pelos crimes de tortura, com intenso sofrimento físico e mental como forma a aplicar castigo pessoal. Outros 10 policiais também são réus no processo por omissão. Na ação, 19 pessoas são vítimas.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO