Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

População de Sinop recebe mais de 6 mil atendimentos gratuitos pelo Multiação

22.09.2014
15:17
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

“Eu tenho medo de perder a vista, é triste ficar cego. A gente peleja para ficar forte e ter mais tempo vivo e bom de saúde para continuar ver a vida”, disse José Pereira da Silva, de 84 anos, que saiu de Colíder para ser consultado por médico oftalmologista durante a segunda edição do Multiação em Sinop. Ocorrida neste último sábado (20/09), a ação social realizou 6.494 atendimentos nas áreas de saúde, cultura, cidadania, empreendedorismo e educação.

Com receio de não garantir a consulta, Antônio Célio – filho do senhor Silva - chegou às 4h30 no local do evento no bairro Boa Esperança. “Ele está há uns cinco anos com a vista ruim, praticamente não enxerga mais de um olho. Eu e quatro irmãs moramos aqui em Sinop, mas trouxemos ele de Colíder para ser examinado aqui porque sabemos que o Multiação é algo importante e sério, com várias empresas unidas em prol de uma ação social. Tenho certeza que o atendimento será excelente, é um ação boa e por isso chama a atenção do povo”, afirmou.

Com uma vitalidade invejável, Silva relatou que “como todo bom nordestino” – ele saiu do Rio Grande do Norte em 1950 – e sempre trabalhou pesado para garantir a vida. Dono de um sítio, localizado há 60 km de Colíder, ele cria gado para sobreviver. “Fui criado comendo feijão, farinha e rapadura, esse é o segredo da disposição de trabalhar e viver. Mas hoje, com essa vista cansada e dificuldade de andar sozinho, não consigo mais montar cavalo e cuidar dos gados. Por isso encarei esse 260 km ‘sacolejando’ no ônibus para me consultar, tratar e voltar para começar a criar peixe”.

Durante o Multiação o médico Rafael Braga diagnosticou que Silva tem catarata no olho direito e suspeita de glaucoma no esquerdo. “Na próxima semana ele será consultado gratuitamente no consultório para avaliarmos com exames mais detalhados e dar o prosseguimento ao tratamento adequado para ele”, avaliou. Após a consulta, a alegria era nítida no semblante do senhor Silva: “Agora que o doutor me tranquilizou, é só esperar para, logo, começar a minha criação de peixes. Estou bem contente de saber que vou voltar a ver bem para trabalhar duro e fazer o que gosto”.

Além da oftalmologia, diversos outros serviços foram realizados ao longo do dia. “É uma oportunidade incrível mesmo, aqui tem atendimentos para todo mundo. Eu, por exemplo, me vacinei contra a gripe porque no postinho de saúde nunca consigo. Já fui uma, duas, três vezes e nada. Mas aqui foi rapidinho, e vou aproveitar para utilizar outros serviços, como os de beleza”, garantiu a dona de casa, Maria Aparecida de Oliveira.

Ela relatou que o esposo Gilmauro Carvalho Ferreira também se beneficiou com o Multiação. “Ele trabalha com aplicação de gesso e perde muito serviço porque não tem como emitir nota fiscal. Quando cheguei e vi a tenda do Sebrae, liguei pra ele vir. Agora ele vai abrir uma microempresa e já saiu com todo o procedimento agendado. Se tudo der certo, vai ser ótimo para nós porque ele vai conseguir mais trabalhos e vai aumentar a renda da nossa família”, analisou.

Realizado pelo Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt/Sesi/Senai/IEL), Rede Mato-Grossense de Televisão (TVCA) e Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad), o Multiação tem a parceria das empresas: Unic, Sebrae Mato Grosso, Escutare, Nilson Jóias, Quality Telecom, Pró-Valores, Casa da Amizade, Caixa Econômica Federal, Cartório do 2º Ofício Extrajudicial, Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop (Refeccs), Banco do Brasil, Senac, Laboratório Oswaldo Cruz, Claro, Colonizadora Sinop, Associação de Apoio aos Obesos, Grafpel, Puríssima, Odonto Prime, Hospital Santo Antônio, Rotary, Ortodontia Botura, Clínica de Olhos, Humana Especialidades Médicas, Clínica San Remo e Lions Clube.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO