Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

População deve redobrar cuidados com animais peçonhentos

23.06.2016
10:49
FONTE: Decom

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento alerta a população para redobrar os cuidados para evitar acidentes com animais peçonhentos, pois o estoque atual de soro antiveneno é de apenas 10 ampolas para todos os 14 municípios que são tem o Hospital Regional de Sorriso como referência. Cabe destacar que, quando uma pessoa é picada por animal peçonhento, é necessária a aplicação de várias doses de soro antiveneno, com uma média de 8 a 12 doses, dependendo da gravidade da situação.

É importante evitar locais de risco e, se for imprescindível deslocar-se para estes locais, que sejam utilizados todos os equipamentos de proteção. A situação que vem sendo enfrentada em Sorriso não é isolada. Todo o Estado de Mato Grosso, bem como todo o país, vem sofrendo com a falta destes imunobiológicos desde 2013. O motivo para este desabastecimento é que os laboratórios que produzem estes soros estão tendo de se adequar às normas de boas práticas de fabricação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Só para se ter uma ideia da situação, não haverá o envio de rotina dos meses de junho e julho a Mato Grosso pois foi necessário adiantar o cronograma de entrega para Mato Grosso do Sul. Os soros que deixarão de vir para Mato Grosso são os soros antibiotrópico (jararaca, jararacuçu, urutu e caiçara), anticrotálico (cascavel e boicininga) e antilaquético (surucucu e pico de jaca).

E justamente em período de carência de soro antiveneno, os atendimentos registrados no Hospital Regional de Sorriso mostram o aumento de acidentes com animais peçonhentos. Já foram 79 atendimentos até agora, frente aos 126 atendimentos realizados em todo o ano passado. Por isso, mais uma vez, a importância de as pessoas tomarem cuidado e evitarem ao máximo a exposição a riscos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO