Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

População pode participar de minicursos sobre CAR e poluição ambiental

28.05.2016
12:24
FONTE: Fernanda Nazário | Sema-MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Semana do Meio Ambiente traz em sua 12ª edição como tema o “combate ao desmatamento ilegal e às queimadas”. E com a proposta de sensibilizar e conscientizar as pessoas para ações mais sustentáveis, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) promoverá entre os dias 4 e 7 de junho diversas atividades alusivas ao tema. Dentre elas, os minicursos ‘Cadastro Ambiental Rural (CAR): Uma oportunidade’ e ‘A interferência da poluição na saúde’.

Os minicursos ocorrerão no dia 6 de junho, das 13h30 às 17h30, nos auditórios Governador Ponce de Arruda e Cloves Vettorato, respectivamente, localizados no Palácio Paiaguás. Conforme a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Montalvão, são 60 vagas para cada minicurso, destinadas a estudantes, produtores rurais, agentes de saúde, gestores municipais entre outros. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link até o dia 5 de junho.

 Durante a capacitação sobre o CAR serão discutidas as ações de fomento e implementação do sistema como ferramenta importante para o combate ao desmatamento ilegal. Já dentro do tema poluição ambiental, Vânia explica que a Sema pretende levar à população informações referentes aos malefícios da fumaça produzida por incêndios florestais, queimadas urbanas e tabagismo. “Queremos contribuir com a formação do cidadão para que ele venha ser um aliado do Estado”.

 O tema deste ano da Semana do Meio Ambiente é ‘Compartilhando responsabilidades - Estratégias para redução de desmatamento e queimadas’. O objetivo é possibilitar um trabalho conjunto entre Estado, sociedade civil, entidades e ONGs com enfoque no programa Produzir, Conservar e Incluir (PCI), apresentado durante a Conferência do Clima (COP) em Paris, em dezembro do ano passado, e também no Plano de Ação de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas no Estado do Mato Grosso.

Programação

No dia 4 de junho (sábado), a partir das 7h, a Sema realizará em parceria com a Assembleia Legislativa e outras entidades a Limpeza do Rio Cuiabá. A concentração será na Ponte Júlio Muller.

No dia 5 de junho (domingo), às 8h, a comissão central da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) realizará a ‘Caminhada A3P – Cuidando da nossa casa’. A proposta é percorrer o Centro Político e Administravo e recolher resíduos encontrados no caminho. A concentração está marcada na Praça das Bandeiras.

No dia 6 de junho (segunda-feira), às 8h, será a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, marcada no Auditório Cloves Vettorato (Palácio Paiaguás). Com palestra a secretário executivo da Sema, André Baby, das 9h30 às 11h30, sobre as ‘Ações de Prevenção e combate para Redução Desmatamento’. Após o almoço, das 13h30 às 17h30, haverá os minicursos: ‘Cadastro Ambiental Rural: Uma oportunidade’, que ocorrerá no Auditório Governador Ponce de Arruda, e ‘A interferência da poluição da saúde’.

No dia 7 de junho (terça-feira), ocorrerá uma mesa-redonda (Auditório Cloves Vettorato) com o tema ‘Conexão de Saberes: Compartilhando responsabilidades socioambientais – Estratégias para a implantação do PCI’.  Além das secretarias de Meio Ambiente (Sema), Desenvolvimento Econômico (Sedec) e de Agricultura Familiar (Seaf), participam dessa agenda o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

Semana do Meio Ambiente

Em Mato Grosso, a Semana do Meio Ambiente foi instituída a partir da Lei n° 7937/2003, que é comumente realizada próxima ao dia 5 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. A criação desta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO