Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Por ameaças, Sejudh troca de cela preso por suposto desvio na ALMT

28.08.2015
10:20
FONTE: Renê Dióz/G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Investigado por um suposto esquema de desvio de verba da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o advogado Júlio César Domingues Rodrigues, preso no Centro de Custódia de Cuiabá (CCC), está recebendo medidas extras de proteção dentro da unidade após alegar estar sendo perseguido e ameaçado de morte. O tratamento foi confirmado, embora sem detalhes, pela Secretaria estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), que gere o sistema prisional no estado.

Preso em São Paulo no início de agosto e depois transferido para Cuiabá, Júlio César Domingues Rodrigues é apontado como mentor do esquema de fraude de R$ 10 milhões na ALMT, investigado na operação Ventríloquo. Segundo o Ministério Público, ele enxergou em uma dívida de mais de R$ 9 milhões da Casa com uma instituição bancária a oportunidade para desvio de dinheiro entre 2013 e 2014. As investigações levaram à prisão dele, do ex-deputado José Riva (PSD) e do ex-secretário-geral da ALMT, Luiz Márcio Bastos Pommot.

O reforço na proteção ao advogado, mesmo preso, foi determinado pela juíza Selma Rosane Santos Arruda, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá. A magistrada recebeu da defesa dele um relato escrito pelo próprio advogado.

No manuscrito, ele afirma ter recebido informações oriundas do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) segundo as quais haveria pistoleiros em São Paulo (onde ele reside) incumbidos de executá-lo. Com base nisso, a magistrada determinou na última quarta-feira “estrita vigilância e cuidado necessários para que a vida e a integridade física do custodiado [Rodrigues] não restem violadas”.

De acordo com a Sejudh, Rodrigues não chegou a ser isolado ou retirado do convívio com outros presos por conta disso. Ele foi apenas transferido para uma outra cela, compartilhada por presos de menor periculosidade, que respondem a acusações de crimes que não envolvem violência. A reportagem vem tentando falar com a defesa de Júlio César Domingues Rodrigues desde sua menção nas investigações, mas até hoje não conseguiu contato.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO