Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Por fluidez no trânsito, município vai alterar sentidos de vias públicas a partir de maio

24.04.2014
12:18
FONTE: ExpressoMT/Celso Ferreira Nery

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os condutores de veículos deverão ter atenção redobrada nos próximos dias em razão de mudanças propostas no trânsito de Lucas do Rio Verde em vias centrais e no trevo de acesso à BR 163 pelas avenidas Goiás e Vitória Régia. As mudanças de sentido nas vias visam melhorar a fluidez no trânsito, principalmente em horário de pico.

De acordo com Fábio Raabe, supervisor de trânsito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o projeto de reordenação do trânsito é bem amplo. Porém, nesse primeiro momento, as mudanças de sentido de vias públicas serão aplicadas nas ruas entre as avenidas Tocantins e Goiás, e entre as avenidas Amazonas, Rio Grande do Sul e Paraná. As vias paralelas passam a ter mão única de sentido. “As mudanças vão acontecer a partir do dia 16 de maio”, indicou Raabe.

Todas as mudanças serão bem detalhadas através dos meios de comunicação do município e também em ações junto aos próprios condutores, através de panfletagens e faixas nos locais onde acontecerão as mudanças. “O objetivo nesse momento é melhorar a fluidez, não teremos um ganho de estacionamento”, assinalou.

Raabe alertou que os condutores devem começar a se preparar para as mudanças, como a que ocorrerá no trevo do Lukinha. Atualmente, são permitidas conversões tanto para a direita, quanto para a esquerda. As manobras podem provocar acidente nos horários de pico. “Será proibida a conversão à esquerda. O trevo do porquinho em todos os sentidos sempre sentido em frente ou à direita, não mais à esquerda, porque hoje a gente constata que nesse entroncamento, com grande quantidade de veículos, uma grande confusão no horário de pico. Está prevalecendo a ‘lei do mais forte’, vamos dizer assim, de quem chega primeiro, quem se atravessa na frente obriga os outros a pararem”, constata o supervisor, adiantando que a mudança na região vai inibir cinco movimentos que devem influenciar no bom fluxo de veículos. “Vai diminuir o risco que se coloca hoje ao motorista e também aos pedestres”.

Entre as mudanças do projeto de reordenamento de trânsito não está descartada a adoção de semáforos em alguns cruzamentos, eliminando rotatórias. O dispositivo tende a ‘democratizar’ o tráfego de veículos, estabelecendo igualdade na espera nos cruzamentos de vias de grande circulação.

Caminhões
Outra mudança que será implantada nos próximos dias diz respeito ao estacionamento de caminhões na Avenida Amazonas. Um decreto deve ser publicado na próxima semana, restringindo a parada desses veículos em toda a extensão da via. “Eles podem circular, usar dessa via para trafegar, porém o estacionamento estará proibido nos próximos dias. Isso já acontece na próxima semana”, anuncia Raabe. O município vai sinalizar toda a extensão da Amazonas, informando sobre a proibição de estacionamento aos caminhões.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO