Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

Prática esportiva com estilingue é considerada patrimônio cultural de Cuiabá

12.11.2015
10:45
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A prática esportiva com o estilingue de dedeira, forquilha, bodoque e boleadeira agora é considerada atividade folclórica e patrimônio cultural e imaterial de Cuiabá. A Lei nº 6001/2015, que reconheceu a prática, foi sancionada pelo prefeito Mauro Mendes e está publicada no Diário Oficial que circulou na segunda-feira (09).

Devido ao tombamento, os praticantes da modalidade esportiva, por lazer ou hobby, amadores e profissionais, deverão se inscrever em associação, ligas, federação, confederação ou entidade similar e portar a carteira de associado para o traslado do equipamento e o registro de reconhecimento pessoal em cartório.

A Prefeitura de Cuiabá já está autorizada a promover todos os atos para registro, reconhecimento e inclusão no calendário oficial de eventos do município.

Segundo a lei, a prática do estilingue é proibida em casos em que haja o uso de madeira protegida – ou retirada, ilegalmente, da mata – para a confecção do objeto esportivo; bem como em caso do uso do estilingue em atividades nocivas à flora, como destruição de frutos maduros ou em amadurecimento, e à fauna, como maus tratos a animais silvestres e domésticos.

Além disso, fica proibido o uso do estilingue em atividades prejudiciais ao ser humano – principalmente à integridade corpórea e saúde – e uso do estilingue em atividades danosas ao patrimônio público e privado.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO