Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Prefeito e secretário participam de assinatura de convênio para consórcio de saúde

03.09.2015
11:47
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O prefeito de Nova Mutum Adriano Pivetta e o secretário de Saúde João Batista, participaram nesta terça-feira (1), do ato de assinatura do convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Teles Pires. O novo convenio prevê investimento de R$ 90,9 milhões.
 
O ato ocorreu no Palácio Paiaguás em Cuiabá e contou com a presença do Governador de Mato Grosso Pedro Taques, elem do secretário de Saúde do Estado, Marcos Bertúlio e deputados estaduais.
 
Este é o maior consórcio formado para gestão compartilhada da saúde nas regiões de Mato Grosso. O Consórcio Intermunicipal do Teles Pires atende aproximadamente 300 mil pessoas, residente nos 15 municípios que compõem a região.
 
O secretário João Batista disse que pela primeira vez o Governo Estadual está debatendo de forma ampla a saúde pública, e realizando isto de maneira direta com secretários e gestores municipais. “Nunca tivemos uma oportunidade como esta, em que o próprio governador vem dialogar diretamente com os prefeitos e secretários para tratar de assuntos relativos a saúde de média e alta complexidade. Este novo modelo de gestão é fundamental para que as decisões em torno da saúde sejam tomadas em conjunto e de maneira mais eficaz”, afirmou.
 
Para o prefeito Adriano Pivetta esse novo formato de consórcio traz mais segurança aos municípios e ao mesmo tempo garante os cidadãos serão atendidos. “Ficou acertado que a cada dois meses realizaremos reuniões para fiscalizamos a aplicação dos recursos e avaliar se os municípios estão sendo atendidos conforme prevê o acordo”, cita.
 
 Aos prefeitos e secretários, Taques destacou ações de gestão adotadas pelo Estado para dar mais qualidade na prestação dos serviços na área e dotar os municípios de estrutura financeira suficiente para fazer frente às necessidades da atenção básica. “Estamos trabalhando e estruturando a saúde para ter o melhor modelo de administração dos hospitais regionais de Mato Grosso. Temos distorções que estão sendo corrigidas e queremos chegar ao melhor modelo para atender a população de forma digna e honesta”, disse o governador.
 
O convênio com o consórcio Teles Pires terá vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período. Caberá a Secretaria de Estado de Saúde oferecer apoio técnico necessário à ampliação das ações e serviços de saúde de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde e exercer controle e fiscalização sobre a execução do convênio.
 
O secretário de Saúde do Estado, Marco Bertúlio explica que a construção do convênio para o consórcio Teles Pires foi definida em conjunto com todas as prefeituras e Estado, levando em conta a necessidade de cada município. “Chegamos a um nível de maturidade na construção conjunta desse modelo que foi definido de forma pactuada, buscando como objetivo final uma atenção básica resolutiva e investimento com qualidade na saúde secundária e que possa atender a população cada vez mais próxima de onde ela reside”, assegurou o secretário.
 
Com a formalização do convênio, o consórcio passa a gerir os serviços do hospital regional de Sinop. Já a unidade regional de Sorriso, que está sob intervenção da Secretaria de Estado de Saúde, passará à gestão do consórcio intermunicípal assim que o processo for concluído.
 
O consórcio de saúde Teles Pires é presidido pelo prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta. Compõem o consórcio os municípios de: Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO