Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

Prefeito Otaviano revela entusiasmo com novo modelo de gestão de saúde pública

16.09.2015
10:58
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Na segunda-feira (14), foi realizada a primeira assembleia geral do Consórcio Público de Saúde da Região do Teles Pires que deliberou com o secretário de Estado de Saúde, Marco Bertúlio, prefeitos e secretários municipais de saúde, diversos pontos sobre como será a administração dos hospitais regionais de Sorriso e Sinop pelo consórcio e definiu quem irá administrar as unidades e a secretaria executiva do consórcio.

A ex-secretária de Planejamento e Gestão de Lucas do Rio Verde, Solimara Moura, foi escolhida pelos 15 prefeitos para ser a nova secretária executiva do consórcio. O Hospital Regional de Sorriso ficou sob o comando de Rejane Joana Potrich Zen e o Hospital Regional de Sinop pela ex-coordenadora de Planejamento e Administração da Secretaria de Saúde de Lucas, Franciele Silvia de Carlo.

O prefeito de Lucas do Rio Verde e presidente do Consórcio Público de Saúde da Região do Teles Pires, Otaviano Pivetta, ressaltou que cerca de 400 mil habitantes dos 15 municípios da região dependem do serviço público de saúde. Serão investidos pelo Governo do Estado R$ 90.9 milhões por ano, média de R$ 7.5 milhões por mês para custear os dois hospitais e atender a população destes municípios.

“Estamos muito entusiasmados pela possibilidade que estamos recebendo de melhorar a saúde pública, desde o PSF até a alta complexidade que é o que se propõe as instituições de Sorriso e Sinop. Não basta fazermos apenas o dever de casa, pois somos facilmente contaminados pela falta de serviços em outros lugares, e o Governo do Estado com os municípios criou essa possibilidade de homogeneizar os serviços de saúde, melhorando a qualidade para a população”.

Otaviano também enfatizou que a administração dos hospitais pelo consórcio vai facilitar e melhorar a qualidade dos serviços devido à proximidade entre a parte gestora e os municípios.

“O fato do consórcio ter assumido os hospitais é uma evolução, é uma mudança conceitual, que é devolver a responsabilidade de fazer ao poder público local com os recursos necessários para poder fazer. O que está acontecendo é que os governos federal e estadual, estão atribuindo cada vez mais aos municípios o dever de fazer sem a respectiva contrapartida financeira e os municípios estão empobrecidos, este ano Lucas tem só 7% do orçamento para investimento, 93% será só para manter os serviços em funcionamento. Precisamos ser criativos e assumir os serviços que podemos fazer melhor”.

Sobre a aprovação de Solimara para secretária executiva, Pivetta se mostrou satisfeito e espera um bom trabalho. “Confio na Solimara por ela ter bastante experiência na área de gestão e por ter pulso firme, é o perfil que precisamos para ser a executiva do consórcio, o nome dela foi aprovado pelos 15 prefeitos e também foi chancelado pelo secretário de estado”.

O consórcio também criou uma central de compras para aquisição de materiais, medicamentos e serviços para os dois hospitais e para os municípios que quiserem participar por meio de ata de adesão, proporcionando a redução dos preços devido a uma maior demanda de pedidos.

A secretária executiva, Solimara Moura, ressaltou que esse novo modelo de consórcio é um grande desafio, não existe nenhum consórcio nesta modalidade no estado, sendo um projeto inovador. “Um diferencial que nós queremos é ter uma qualidade cada vez melhor, queremos que os hospitais regionais atendam os municípios pela regulação, beneficiando igualmente todos que fazem parte do consórcio. Queremos fazer um trabalho para atender mais, com qualidade e otimizando o máximo possível os recursos públicos para oferecer mais serviços para a população”.

Solimara ainda pontuou que um novo encontro com os secretários de saúde dos municípios do consórcio está marcada para esta quinta-feira, dia 17, para discutir as demandas de cada município.

Fazem parte do consórcio os municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop, Nova Mutum, Itanhangá, Tapurah, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte, Vera, Santa Rita do Trivelato, Cláudia, Santa Carmem, Nova Maringá, Feliz Natal e União do Sul.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO