Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

Prefeitos e secretários da área da saúde de Rondônia visitam Nova Mutum e conhecem avanços do setor

13.11.2015
16:14
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Nesta quinta-feira (12), um grupo de gestores da área de saúde, visitou Nova Mutum, afim de conhecer os avanços alcançados pela administração pública no setor da saúde. Liderado pelo prefeito de Vilhena, José Luiz Rover, o grupo, composto também pelos prefeitos de Corumbiara, Deocleciano Ferreira Filho e de Vale do Paraíso, Luiz Pereira, ambos do estado de Rondônia, foram recebidos pelo prefeito Adriano Pivetta, vice Leandro Felix e pelo secretário de saúde de Nova Mutum, João Batista.
 
Os gestores integram o Consórcio Intermunicipal do Cone Sul que conta com adesão de 40 municípios. Além dos gestores municipais, a visita contou com a presença de secretários de saúde de 12 municípios de Rondônia.
 
A programação da visita incluiu a observação in loco da estrutura de funcionamento do setor da saúde pública de Nova Mutum e a implantação do Sistema de Gestão em Saúde, que modernizou o atendimento e promoveu grande avanço nos serviços ofertados pelo município.
 
Entre as principais do Programa de Gestão em Saúde está o processo de agendamento de consultas que pós fim as filas nos Postos de Saúde.
 
Durante parte do encontro, o secretário de saúde João Batista apresentou os dados da estrutura de saúde pública municipal e aproveitou para fazer um comparativo, antes e depois da implantação do sistema, que tornou Nova Mutum referência nacional. A apresentação aconteceu no auditório do Sindicato Rural.
João Batista afirmou aos prefeitos e secretários que a implantação do sistema era um anseio da gestão, diante da necessidade de otimizar os atendimentos. “Tínhamos essa demanda desde a gestão anterior do prefeito Adriano Pivetta, agora conseguimos implantar esse sistema que interliga todo o setor  e nos garante uma excelente gestão da saúde pública de Nova Mutum”, ressalta.
 
O Gestão Em Saúde proporcionou a digitalização de todo prontuário de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), que garante ao médico, locado em qualquer unidade, ter um diagnóstico detalhado do histórico do paciente. Outro avanço foi o controle de gastos, visualizado de maneira detalhada desde então.
 
O prefeito de Vilhena, Luiz Rover afirmou estar entusiasmado com o que viu em Nova Mutum. “Observo que aqui vocês cuidam da saúde mais perto do cidadão, em Vilhena temos mais de 80 mil habitantes e contamos com seis postos de saúde, enquanto aqui vocês são de aproximadamente 50 mil habitantes e contam com 11 postos, isso faz toda a diferença, porquê quando a saúde preventiva é feita de maneira assídua evitamos gastos com a alta complexidade”.
 
O prefeito de Corumbiara, Deocleciano Ferreira Filho, que presidente do Consórcio Intermunicipal do Cone Sul falou que os municípios brasileiros atravessam uma grande crise e o setor de saúde é um dos mais afetados, com isso a necessidade de se buscar meios para melhorar os atendimento à população. “Estamos aqui buscando ajuda para melhorarmos nosso atendimento na saúde. Ficamos sabendo da qualidade do atendimento de Nova Mutum, a implantação desse sistema, Gestão em Saúde e com isso encontrarmos meios para levarmos esse modelo para nossa cidade”.
 
O prefeito de Vale do Paraíso, Luiz Pereira parabenizou a cidade e reforçou o modelo de gestão. “Essa cidade está de parabéns com a qualidade do atendimento ofertado ao seu cidadão e a maneira com que a saúde é levada á serio aqui realmente nos surpreendeu. Percebemos que existe um envolvimento de todos, de servidores a gestores do setor”, cita.
 
O anfitrião, Adriano Pivetta comentou que Nova Mutum passa por um momento importante, com reconhecimento nacional e acrescenta que essa troca de experiência é importante para o fortalecimento do municipalismo. “Precisamos praticar mais essa política da boa vizinhança. Nós sempre estaremos de portas abertas para passarmos para outros gestores nossas experiências”, afirmou.
 
Os convidados também visitaram outras obras e conheceram ações ligadas a outras secretarias que compõem a administração pública de Nova Mutum durante o dia de visita.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO