Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Prefeitura apresenta proposta de alteração no traçado da BR 163 no perímetro urbano

14.11.2014
16:02
FONTE: Assessoria

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Fluxo contínuo em pista dupla, qualidade no asfalto e menor tempo de rodagem são alguns dos benefícios que a chamada “nova BR 163” deverá proporcionar em Mato Grosso depois que forem concluídas as obras de duplicação e recuperação de trechos.

Os impactos e as oportunidades que a rodovia federal poderá trazer para o estado estão sendo discutidos em municípios da região norte, sul e na capital Cuiabá. O ciclo de mesas redondas conta com a participação de autoridades, políticos, especialistas e da população em geral, além de representantes da Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ministério dos Transportes, Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) e da Concessionária Rota do Oeste-Odebrechet TransPort, responsável pelas obras. 

Durante o encontro realizado em Sorriso, na tarde desta quinta-feira (13), o prefeito em exercício, Miguel Vaz, apresentou o mapa com a proposta de modificação da BR 163 ao diretor de operações da Rota do Oeste, Fábio Abritta. 

Em Lucas do Rio Verde, o poder público defende e discute há algum tempo o deslocamento da rodovia do perímetro urbano. Assim, a BR 163 teria o seu traçado próximo a Lucas, mas passando por fora da cidade, o que melhoraria o fluxo de veículos com carga e, consequentemente, ajustaria o tráfego dos moradores, proporcionando melhoria também na mobilidade urbana.

“A rodovia passando no meio da cidade prejudica um pouco a vida do trabalhador luverdense, que tem que atravessar todos os dias de um lado para o outro, colocando em risco sua própria vida. Por isso, vamos intensificar os trabalhos para que seja apresentado, mais breve possível, o projeto e o estudo de viabilidade para este novo traçado em Lucas do Rio Verde, pensando na melhor condição para o município”, ressaltou Miguel Vaz.

O diretor de operações da Rota do Oeste, Fábio Abritta, explicou que nesta primeira etapa não estão previstos deslocamentos, mas destacou no entanto, que durante os trâmites, podem ser abertas conversações. “Se for anseio da população, da cidade e dos órgãos oficiais, nós vamos tentar viabilizar essa realização, através de encaminhamento à concessionária e à ANTT”, afirmou.

Em cinco anos, a Concessionária Rota do Oeste-Odebrecht TransPort deverá investir cerca de R$ 2,8 bilhões na duplicação de 450 quilômetros, do Posto Gil a Sinop. Ainda na rodovia, mais 400 quilômetros de duplicação estão sob responsabilidade do DNIT, como por exemplo o trecho de Rondonópolis a Cuiabá.

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