Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Prefeitura de Cuiabá quer instalar 8 lixeiras subterrâneas no Centro

19.01.2017
18:07
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Uma das lixeiras deve ser instalada na Praça Ipiranga, região central de Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá anunciou nessa quarta-feira (18) que pretende instalar oito lixeiras subterrâneas na região do Centro da capital. Segundo a prefeitura, as unidades devem ser instaladas nas praças centrais Alencastro, 8 de Abril e Ipiranga, além da Popular. Em fase final, o projeto das lixeiras ainda deve passar por ajustes e fase de licitação. Não há previsão de quando as estruturas serão instaladas.

De acordo com a prefeitura, o objetivo é evitar o descarte inadequado de resíduos sólidos, incentivar a cultura da reciclagem para os moradores, além de melhorar a saúde pública. Para isso, serão colocadas duas lixeiras na superfície diferenciando qual tipo de lixo pode ser depositado nelas: secos e úmidos.

O lixo orgânico, como restos de alimentos, será levado para um novo aterro sanitário. Já o lixo seco deve ser destinado para reciclagem em cooperativas. Melhorias no aterro e em cooperativas também devem ser feitas para o bom funcionamento das lixeiras subterrâneas, conforme a prefeitura informou.

Na parte subterrânea, a prefeitura pretende instalar dois contêineres de aproximadamente 700 kg que receberão os materiais separadamente. Os contêineres serão instalados a dois metros do nível da calçada. O projeto será encaminhado para a Secretaria Municipal de Gestão ainda nesta semana.

Conforme a prefeitura, o projeto será entregue na Procuradoria-Geral do Município, que fará os últimos ajustes. A previsão é de que em até 90 dias o edital da licitação será finalizado para ser lançado no Diário Oficial de Contas.

Lixeiras subterrâneas semelhantes já existem em São Paulo e na Bahia.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO