Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Prefeitura e Estado firmam parcerias na educação e Sinop recebe escola modelo

13.02.2017
09:34
FONTE: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Sinop

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Marco Marrafon e Rosana Martinelli (PR)

    A Prefeitura de Sinop e o Governo do Estado firmaram parcerias na área educacional.

A Prefeitura de Sinop e o Governo do Estado firmaram parcerias na área educacional para a ampliação do atendimento dos estudantes no município. Na oportunidade, foi anunciada a construção de uma escola estadual modelo na cidade, o Centro Integrado Escola Comunidade (CIEC), na região da Vila Mariana. 

Entre as ações conjuntas estabelecidas durante encontro da prefeita Rosana Martinelli (PR) com o secretário estadual de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, na semana passada, está a denominação como escola da unidade educacional na Gleba Mercedes para que o município receba verba para a merenda escolar, além do aumento de recursos do transporte escolar por parte do Governo do Estado. 

Também ficou definido o aluguel por parte da Prefeitura Municipal por seis meses de uma unidade no Daury Riva para a implantação de uma escola estadual para 6º, 7º e 8º ano já no mês de março. A manutenção da escola e o custo com profissionais ficará a cargo da Seduc.   

O secretário também se comprometeu no término das três escolas estaduais que estão paralisados por problemas burocráticos: Escolas Estaduais Cleufa Hubner, Prof Djalma Guilherme da Silva e Nossa Senhora de Lourdes. 

“Temos que firmar parcerias para resolver os problemas do cidadão que precisa ser muito bem atendido, independente se é de responsabilidade do município ou do Estado. Por isso, estamos unindo forças para resolver na área escolar. Abrimos as portas do município para que todos os problemas sejam resolvidos de forma compartilhada”, afirmou a prefeita de Sinop. 

Marrafon esteve em Sinop na semana passada para a apresentação do Pró-Escolas, programa que abrange ações em ensino, estrutura, inovação e esporte. “É um programa inovador que visa o fortalecimento da qualidade da educação e da renovação de toda a rede de estrutura do ambiente escolar porque as escolas precisam de reformas e pinturas. Em Sinop, temos três obras que precisam ser urgentemente reformadas, sabemos que a cidade está crescendo muito e precisamos de novas escolas”, disse. 

De acordo com a secretária municipal de educação, Veridiana Paganotti, é preciso unir forças para que os cidadãos sejam atendidos. “Fomos agraciados com uma escola, é uma grata notícia porque é uma região carente [Vila Mariana] e que precisa de políticas públicas principalmente na educação. Não vamos medir esforços para que esse projeto seja realizado”.  

CIEC - Segundo a Seduc, o O CIEC é uma novidade da secretaria pensada para tornar o ambiente escolar mais saudável e convidativo à busca pelo conhecimento. As unidades desse modelo contarão com 18 salas de aula, com capacidade para atender até 540 estudantes por turno; infraestrutura inteligente, que privilegiará a economia de água e energia elétrica, por meio de sistemas de reutilização de águas pluviais, placas solares e iluminação de LED.

Além disso, a escola possuirá salas com o pé direito alto e sistema de climatização, laboratórios de informática, biblioteca, quadra poliesportiva e internet wi-fi, entre outros benefícios.

Também participaram da reunião, o deputado federal Nilson Leitão (PSDB), o deputado estadual Baiano Filho (PSDB) e a vereadora e líder da prefeitura professora Branca (PR), os vereadores Dilmair Callegaro (PSDB), Adenilson Rocha (PSDB) e Ícaro Severo (PSDB).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO