Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Prefeitura promove mutirão para o diagnóstico de hanseníase no próximo sábado (24)

19.01.2015
23:00
FONTE: Ascom/Marcello Paulino

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Em lembrança ao Dia Mundial de Combate a Hanseníase, celebrado no dia 25 de janeiro, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde promove um grande mutirão de diagnóstico da doença. A campanha será realizada na unidade de saúde do Bairro Alvorada (PSF IV), das 8h às 11h e das 13h às 17h. 

Segundo a supervisora de Planejamento e Administração em Saúde, Franciele de Carlo, o mutirão tem como objetivo diagnosticar precocemente a doença, encaminhar os pacientes para o acompanhamento na rede básica e garantir que todos concluam o tratamento.

No entanto, para serem atendidos, os pacientes com suspeita da doença devem comparecer as unidades de saúde até sexta-feira (23) e passarem por uma pré-avaliação. “A ideia é descartar pessoas que não possuem os sintomas e garantir o atendimento daqueles que realmente precisam”, explica a supervisora.

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa. A transmissão se dá por meio das vias respiratórias de uma pessoa doente que apresenta a forma infectante multibacilar, que estando sem tratamento, elimina o bacilo através das secreções nasais, tosses e espirros.

De acordo com a supervisora, os principais sintomas são o aparecimento de manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, perda de sensibilidade, ressecamento da pele e falta de suor. 

A campanha consiste na avaliação do paciente e a realização de testes de sensibilidade, realizados por médicos especialistas no diagnóstico da doença. Caso seja confirmada a hanseníase, o paciente será encaminhado ao tratamento, disponível gratuitamente na rede municipal.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO