Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Presidente do Sindimec-Sul participa de encontro da indústria metalmecânica

28.10.2014
17:16
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Presidentes de sindicatos de indústrias metalúrgica, mecânica e do material elétrico de 11 estados brasileiros participaram do intercâmbio setorial promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). De Mato Grosso, esteve presente ao evento, realizado em Florianópolis, no dia 23/10, o presidente do Sindimec-Sul, Álvaro Fruet.

“Foi muito importante participar desse encontro, que reuniu vários presidentes de sindicatos do nosso segmento. Foi uma excelente oportunidade para reafirmar nossas posições e estratégias para o setor da metalomecânica em todo país, além de adquirir novos conhecimentos e fazer contatos profissionais. Aprendemos métodos e ações concretas que nos ajudarão a administrar nosso sindicato de forma mais eficiente”, afirmou o presidente do Sindimec-Sul.

Durante o evento, presidentes de sindicatos apresentaram cases de sucesso. Um deles foi apresentado pelo presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Timbó (SIMMMET), Edvaldo Ângelo, que falou sobre uma das soluções encontradas pelo segmento para resolver o problema da falta de mão de obra. A Metisa, empresa associada ao SIMMMET, realizou um "projeto-piloto" e enviou dois profissionais ao Acre para fazer a seleção de trabalhadores haitianos. Foram contratados 56 haitianos, que receberam todo o auxílio necessário para o deslocamento, além de alojamento e aulas de língua portuguesa.

A partir da experiência da empresa, outras dez companhias locais também contrataram. Edvaldo destacou que o sindicato teve papel fundamental no planejamento da ação. Hoje, os imigrantes estão integrados e alguns já trouxeram a família e estão morando em casas alugadas. "A força do sindicato é importante porque une as pessoas. Tem que trazer a indústria para dentro. Naturalmente se cria uma força muito grande", afirmou.

Ainda no encontro a especialista da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Camilla Cavalcantti, mostrou as principais ações desenvolvidas nacionalmente no âmbito do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). A iniciativa tem o objetivo do fomentar a troca de experiências de gestão entre as lideranças nas áreas de gestão sindical, defesa de interesses, negociação coletiva e prestação de serviços. O PDA é uma parceria entre a CNI, Federações de Indústria e Sebrae.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO