Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Presidente do TJMT vem a Lucas discutir projeto de ampliação do fórum da Comarca

19.08.2014
07:13
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Orlando Perri, deve se reunir com o prefeito em exercício, Miguel Vaz, para discutir o projeto de ampliação do Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde. Elevada à categoria de Terceira Entrância, a Comarca precisa dispor de espaço para acomodar novos magistrados e servidores que serão designados futuramente pelo TJMT para compor as novas varas já instaladas.

Além de Lucas do Rio Verde, Perri visitou outras cidades da região, como Sinop e Nova Mutum. Em Sinop, o desembargador participou de um curso de capacitação. Ele lembrou que desde que assumiu, em março do ano passado, estão sendo feitos investimentos na qualificação dos servidores, especialmente daqueles que estão lotados no interior do Estado. Perri lembrou que em 2013 foram qualificados 2.300 servidores e até o final da gestão o intuito é que todos os quase cinco mil passem por capacitação. Para isso, estão previstos 50 novos cursos presenciais e pelo menos mais 12 por Ensino à Distância.

Quando da cerimônia de instalação das três novas varas em Lucas do Rio Verde, Perri recebeu cópias de um projeto de ampliação do fórum da Comarca. Ele explicou que o projeto ainda está sendo adequado e é fruto de uma discussão com a direção do foro e do Poder Público Municipal. “Vamos conversar e ter esse contato com a Prefeitura Municipal, com o vice-prefeito, conhecer esse projeto e a viabilidade econômica dele”, comentou Perri, citando que não há um valor determinado para investir na ampliação da estrutura física.

O presidente do TJMT observou que as três novas varas instaladas estão funcionando, porém de forma improvisada. Da adequação de espaço físico ainda depende a designação de novos magistrados, o que acontecerá após a conclusão do concurso em andamento e será concluído em dezembro. “Aí sim vamos disponibilizar para as Comarcas que necessitam”, explicou, acrescentando que o concurso para a contratação de servidores, inclusive para formação de cadastro de reserva, foi pedido a abertura do processo de contratação. O certame será destinado ao preenchimento de 250 novos vagas. “E então vamos distribuir essas vagas em todas as Comarcas do Estado de Mato Grosso”.

O diretor do foro de Lucas, juiz Gleidson Grisoste Barbosa, cita que a visita de Orlando Perri demonstra a preocupação do desembargador com a Comarca recém-elevada. “E conhecendo as dificuldades e necessidades de cada local, pra daí apresentar as correções que sejam necessárias , os mecanismos de correção para eventuais problemas”, comentou.

O magistrado confirmou que as varas instaladas já estão funcionando. Ele revelou que na conversa com o presidente TJMT seriam apresentadas propostas para evitar possíveis entraves para o bom funcionamento da Justiça no município. “Precisamos acertar alguns detalhes para que elas funcionem adequadamente”, afirmou, citando que as adequações físicas devem acontecer ainda esse ano. “Acredito e penso que de 2015 não passe”.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO