Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Presos com pescado irregular em MT devem pagar multa de R$ 135 mil

23.08.2016
07:10
FONTE: G1MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Presos no Pantanal com 211 kg de pescado e carne de jacaré no sábado (20), quatro turistas de Minas Gerais devem pagar multa de pouco mais de R$ 135 mil pelos crimes ambientais de pesca ilegal e transporte ilegal do pescado, segundo a Polícia Ambiental de Mato Grosso. Os quatro tentavam transportar o pescado em um avião quando foram flagrados. Além da multa, a polícia apreendeu a aeronave e determinou pagamento de fiança no valor de um salário mínimo para cada um.

Entre os presos está um desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que alegou não saber que entre o pescado havia carne de jacaré e de dourado, cujas capturas são proibidas.

Além do desembargador, a polícia prendeu outros dois empresários e um advogado. Eles seguiriam para Belo Horizonte, onde moram, em um avião bimotor, que, segundo a Polícia Ambiental, pertence ao advogado preso.

O piloto e o copiloto foram detidos, mas liberados em seguida, após a polícia entender que eles apenas estavam trabalhando para atender aos turistas.

De acordo com o delegado Olímpio da Cunha Fernandes, da Polícia Civil, os presos disseram que estavam de férias e admitiram que estavam pescando na região. “Eles alegaram que foi um descuido por parte deles e que não sabiam que algumas espécies eram proibidas de serem pescadas”, disse.

Ainda segundo o delegado, eles relataram que receberam alguns exemplares de ribeirinhos. Em depoimento, os quatro disseram que já pescaram outras vezes no Pantanal.

Flagrante
O flagrante foi feito por uma equipe de policiais da Polícia Ambiental e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que sobrevoou o local, conhecido como Ilha Camargo, que é de difícil acesso.

O pescado foi apreendido quando parte já estava dentro de um avião bimotor numa pista na região de Porto Jofre. A pista fica ao lado de um rio. As embarcações que levaram o pescado ainda estavam no local.

O setor de inteligência da Polícia Ambiental já vinha apurando uma denúncia de pesca predatória naquela localidade há aproximadamente dois meses.

Dourado
A pesca do dourado é totalmente proibida em qualquer época do ano e a caça de animal silvestre é proibida. E, apesar de não ser período de defeso, o pescador amador só pode pescar 5 quilos de pescado por vez, o que não aconteceu. Além disso, eles foram flagrados com pintados, barbados, piranhas, cacharas e um dourado, todos fora da medida permitida, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO