Mato Grosso, 07 de Maio de 2024
Mato Grosso

Pretendentes à adoção fazem curso em Lucas do Rio Verde

26.09.2016
17:49
FONTE: Ana Luíza Anache | Assessoria de Comunicação CGJ-MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Pretendentes à adoção fazem curso em Lucas

A comarca de Lucas do Rio Verde realizou o V Curso de Preparação para Adoção nos dias 14 e 15 de setembro, no Fórum. Dezoito casais habilitados participaram da capacitação em cumprimento à Lei 12.010/2009, que dispõe sobre adoção. O curso foi ministrado pela assistente social Renata Cristina Cardoso Lino e pela psicóloga Marcelle Santos Guimarães.
 
Na abertura, o juiz da 2ª Vara Gleidson de Oliveira Grisoste Barbosa falou sobre a exigência legal da preparação para a habilitação e evidenciou que isso é importante, pois a adoção é um compromisso irreversível. O magistrado também esclareceu as dúvidas dos habilitandos quanto à celeridade do andamento dos autos e ressaltou que a concretização da adoção dependente, sobretudo, do perfil da criança desejada.
 
Antes do curso, os participantes receberam uma apostila com diversos textos sobre adoção, além de recomendação de livros, filmes e sites que tratam do assunto. Eles foram orientados a estudar e pesquisar previamente sobre o assunto, a fim de quem pudessem fazer questionamentos durante o encontro.
 
Na formação, que teve duração de oito horas, receberam informações sobre o período processual, estágio de convivência e adoção. Entre os temas abordados estão: conteúdo legal referente às questões de institucionalização de crianças e adolescentes, destituição do poder familiar e adoção; inscrição no Cadastro de Pretendentes à Adoção; estatísticas do Conselho Nacional de Justiça sobre adotantes e adotandos; reflexões sobre o conceito de família e motivações para adoção.
 
A equipe multidisciplinar ainda fez uso de dinâmicas e depoimentos para sensibilizar os pretendentes. Renata Lino e Marcelle Guimarães ficaram satisfeitas com a participação, os questionamentos e o envolvimento nas atividades propostas, considerando a devolutiva positiva. Elas observaram que todos atenderam aos propósitos do curso preparatório, cumprindo mais um requisito para habilitação.
 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO