Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

Primeiro rotor de usina de MT já trafega em rodovia estadual

05.06.2014
07:27
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Já estão na MT-320 os caminhões que transportam o primeiro rotor da Usina Hidrelétrica (UHE) de Teles Pires. A peça gigante deixou a BR-163 na terça, 03, e demorou cerca de 20 dias para percorrer os 600 km da rodovia federal no trecho entre Cuiabá e Nova Santa Helena. Até o destino final, os caminhões que transportam a peça ainda precisam percorrer pelo menos 300 km.

O procedimento será repetido outras vezes, já que mais quatro peças devem ser encaminhadas para a cidade de Paranaíta, na divisa com o Pará. A primeira peça saiu de uma fábrica em Taubaté-SP em janeiro, foi até o porto de Santos, seguiu pelo mar até o porto de Montevidéu, no Uruguai, para depois embarcar em uma balsa pela Hidrovia Paraguai-Paraná até Cáceres. Essa mesma operação será repetida no transporte dos outros quatros rotores. A segunda peça deve desembarcar em Cáceres em 30 dias.

Para transportar o rotor são necessários dois caminhões, que acoplados, possuem 256 pneus e 93 metros de comprimento. Os veículos andam em média 55 quilômetros por dia, em uma velocidade de 15 km/h e paradas a cada 30 quilômetros, para desafogar o trânsito.

A Aprosoja acompanha de perto todo o processo de transporte, já que a operação impacta fortemente o fluxo de cargas das BR-163 e BR-364. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO