Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Procon-MT orienta consumidores sobre pagamentos de contas com greve de bancários

07.10.2015
15:36
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Iniciou na terça-feira (06.10) a greve dos bancários e o movimento já afeta diversos estados da federação, inclusive Mato Grosso. Conforme o site do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários (Seeb-MT), a paralisação é por tempo indeterminado e segue orientação do Comando Nacional dos Bancários. A greve, no entanto, não tira dos consumidores a obrigação de pagar as contas em dia. 

Para evitar contratempos, o Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), lembra os consumidores que até a data do vencimento as contas podem ser pagas em caixas eletrônicos, correspondentes bancários, débito em conta, internet banking, entre outros. 

Caso não consiga quitar a dívida, o consumidor deve entrar em contato com o fornecedor e solicitar outra opção para efetuar o pagamento. É importante anotar o dia e hora do contato, além de pedir o número de protocolo do atendimento e demais documentos pertinentes. Se o fornecedor não disponibilizar uma forma alternativa para o pagamento da conta, o consumidor deve formalizar reclamação junto ao Procon-MT. Neste caso, o fornecedor não poderá cobrar juros ou multa por atraso, pois as empresas são obrigadas a oferecer outras opções de pagamento à população. 

O procedimento é o mesmo para contas que estavam vencidas. O consumidor deve entrar em contato direto com o fornecedor para que ele viabilize forma alternativa para o pagamento, com valor correspondente à data da solicitação. Mensalidades de escolas e planos de saúde, por exemplo, podem ser negociadas diretamente com os fornecedores. 

O consumidor não pode ser prejudicado por problemas decorrentes da greve e nem ter seu nome incluído em cadastros de proteção ao crédito por conta greve dos bancos e da falta de meios alternativos para pagamento da dívida. “Além disso, se verificar que alguma agência bancária está com caixas estragados ou sem abastecimento de dinheiro, o consumidor pode denunciar ao Procon”, alerta a superintendente, Gisela Simona Viana. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO