Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Procons de Mato Grosso realizam mutirão online para renegociação de dívidas

16.05.2016
17:41
FONTE: Ascom/Francieli Cela

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os Procons de Mato Grosso e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) realizam, entre os dias 16 e 30 de maio, um mutirão online de renegociação de dívidas.

A ação faz parte da 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, realizada por meio de parceria entre Procon, Senacon, Banco Central do Brasil, Sebrae, Febraban e Serasa, e permitirá ao consumidor e ao Microempreendedor Individual (MEI) solicitar a renegociação de dívidas com as instituições financeiras pelo site www.consumidor.gov.br.

Para participar, o consumidor ou MEI deve acessar a plataforma e fazer o registro para receber um login e senha. A partir disso, basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o fornecedor tem o prazo de até 10 dias para apresentar uma resposta.

De acordo com a superintendente do Procon de Lucas do Rio Verde, Izabel de Fatima Ganzer, os consumidores devem aproveitar esse mutirão para renegociar as dívidas. "É uma boa oportunidade, considerando o momento econômico e a redução do poder de compra do salário, tentar uma negociação dentro de suas possibilidades financeiras".

Durante o período da ação, os consumidores e MEIs que buscarem a renegociação por meio da plataforma também receberão indicações de materiais educativos e cursos de educação financeira. Uma das opções de destaque é o curso “Gestão de Finanças Pessoais”, ofertado gratuitamente pelo Departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil.

Ainda na 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Serasa também vão oferecer um serviço de renegociação de dívidas pela internet às micro e pequenas empresas. Para participar da ação, o empresário deve acessar o Limpa Nome Online Empresas (www.limpanomeempresas.com.br) e efetuar o cadastro. Ao se cadastrar, o empresário terá acesso aos débitos de seu CNPJ e poderá negociá-los diretamente com as empresas participantes, que podem ser visualizadas no menu lateral na mesma página.  

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO