Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Produtores de três assentamentos de Tapurah vão receber título provisório

03.03.2015
17:02
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) vai entregar nesta quinta-feira (05.03) títulos provisórios a 123 famílias dos assentamentos Santa Luzia, Bonanza e Rio Borges, localizados no município de Tapurah (433 km a Médio-Norte de Cuiabá). A solenidade de entrega será realizada às 18 horas, no centro comunitário do assentamento Santa Luzia . 

O tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Ferreira da Silva, fala que o Contrato de Concessão de Uso (CCU) transfere o imóvel rural ao beneficiário da reforma agrária em caráter provisório e assegura aos assentados o acesso a terra, aos créditos disponibilizados pelos programas do governo federal. Ele destaca que vários produtores preferem o título definitivo e aguardam que isso aconteça futuramente. 

O produtor rural Carlos Lorenzi vai receber o título provisório de uma área de 57 hectares, no assentamento Santa Luzia. Ele aguarda a entrega desde 1995 e comemora que o título provisório irá permitir que as famílias assentados expandam a área plantada com recursos oriundos de crédito rural. “Sempre desejamos financiar a nossa produção e estou acreditando que em breve faremos isso”, declara Lorenzi. 

Juntos os três assentamentos possuem uma área de 14 mil hectares e a principal fonte de renda é proveniente do cultivo da soja e pecuária. A supervisora da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Salete da Silva Pasini, comenta que no ano passado foram elaborados 45 projetos de investimentos no valor total de R$ 3,8 milhões e 41 projetos de custeio no valor de R$ 2,2 milhões. Conforme Salete, os assentados de Tapurah vão financiar com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO